Carregando data e hora...

DANILO CARVALHO DEIXA UMA HISTÓRIA DE ARTE E CULTURA

        Danilo Carvalho partiu na semana passada, foi sepultado no cemitério do Centro Histórico, na sexta-feira, dia 12 de janeiro. Nascido em Guidoval, Danilo era de 1953. Segundo o BloGuidoval ele nasceu no sobrado que fica na esquina da Rua Santa Cruz com a Praça Major Albino, onde hoje é um bar. Filho de Bertim de Freitas e Honorina de Carvalho, ele de Ubá e ela de Guidoval, irmã da Dona Otília dos Correios. Os avós maternos são Luiz de Carvalho e Maria Luiza de Carvalho.

       O Blog registra que não sabe muito bem como os seus pais se conheceram. Supõe que possa ser através da pescaria, pois seu pai exercia bem essa atividade. Vivia pescando no rio Xopotó, que atravessa Guidoval.  Danilo saiu cedo de Guidoval, percorreu mundo, até chegar a Ponte Nova onde se casou há 27 anos com Maria do Carmo com quem tem três filhos, Gregório, Eliza e Luiza.

 

         Em Ponte Nova, inicialmente montou um laboratório fotográfico e uma loja de vendas de produtos da mesma linha. Enveredou-se pelo caminho das exposições fotográficas, no próprio estabelecimento. Além disso, Danilo Carvalho era um exímio cinegrafista. Suas filmagens de casamentos, eventos, eram verdadeiras obras artísticas. Além disto, Danilo participava de eventos culturais e tornou-se amigos de diversos intelectuais e artistas de Ponte Nova.

           

            Como artista plástico fez diversas exposições, incluindo Ponte Nova. Algumas delas registramos: Entre 1972 e 1977, realizou 05 (cinco) exposições de pinturas, em Brasília/DF. Entre os anos de 1979 e1989, realizou exposições fotográficas em Belo Horizonte e Porto Alegre. Em Ponte Nova, Danilo Carvalho montou várias exposições no Banco do Brasil e Pontenovense Futebol Clube. Suas obras ganharam vida em Viçosa, Mariana e Ouro Preto. E por último em Tiradentes, para onde se mudou e montou um ateliê, frequentado por gente de todo o mundo.