Nessa sexta-feira (21), o Comandante da 21 Cia PM Ind, Capitão Luiz Faustino Marinho Júnior, recebeu os manifestantes com flores na Praça principal de Ponte Nova. A atitude do oficial repercutiu pelas redes sociais. “Essa é a Polícia que o Brasil precisa”, publicou um dos internautas.
Milhares de pessoas estiveram às ruas protestando, gritando palavras: ordem, Saúde, segurança, educação; mas o tema central foi o aumento da tarifa de ônibus.
No final das manifestações dois jovens e três adolescentes foram presos/apreendidos pelo crime/ato infracional de dano, após quebrar o vidro da fachada do prédio onde funciona o Juizado Especial.
O capitão Luiz Marinho acompanhou todo o trajeto no meio dos manifestantes lamentando o incidente, mas disse que ficou satisfeito com o protesto pacifico: “Ponte Nova deu um exemplo de cidadania”.
A Polícia Militar adotou estratégias operacionais a fim de garantir o direito constitucional dos manifestantes e a manutenção da ordem pública. Foram mobilizados cento e dez policiais militares, dos quais apenas vinte e um foram lançados ostensivamente para a intervenção preventiva, ficando os demais de “prontidão” para atuação repressiva se houvesse necessidade.