Carregando data e hora...

5ª Conferência das Cidades, ocorrida na sede da AMAPI.

O auditório da AMAPI foi sede da 5ª Conferência Regional das Cidades – importante instrumento que promove a participação dos diversos segmentos da sociedade na elaboração da política nacional de desenvolvimento urbano, ocorrida no dia 23 de maio, que contou com a participação de cerca de 140 pessoas, dentre prefeitos, delegados regionais, vereadores e secretários municipais. Representando o presidente da Associação, Celso Cota, o prefeito de Ponte Nova e 1º vice-presidente da AMAPI, Guto Malta, conduziu a cerimônia. Estiveram presentes, também, o prefeito da cidade de Urucânia e 2º vice-presidente da AMAPI, Frederico Brum de Carvalho; o secretário executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal de Juiz de Fora, Luiz Guilherme de Campos; integrante da SEDRU-BH, Wesley Cantelmo; o conselheiro nacional das cidades, Whelton Pimentel Freitas e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Ponte Nova, Anísio Filho.
Dentro os vários assuntos discutidos durante a conferência pode-se destacar a questão da moradia, através do programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida. Todos os representantes foram unânimes em dizer que é necessário, cada vez mais, o empenho por parte dos gestores com relação ao cadastro das famílias para que elas tenham acesso à moradia digna e de qualidade. Outro ponto debatido foi com relação ao saneamento básico e manutenção das estradas. Wesley Cantelmo destacou sobre a importância do associativismo como ferramenta de propulsão dos municípios, aliado à articulação regional na busca de projetos inovadores e soluções viáveis à manutenção da qualidade de vida da população. Whelton Pimentel Freitas frisou a importância e a responsabilidade dos delegados regionais em defesa das idéias e projetos municipais, durante a Conferência Estadual, marcada para setembro, em Belo Horizonte.
Cada representante de um município, que já realizou a Conferência, falou um pouco sobre a experiência e projetos discutidos que poderão ser implantados. Participaram: Rio Casca, Teixeiras, Urucânia, Guaraciaba, Ponte Nova, Rio Doce, Piedade de Ponte Nova, Acaiaca, Abre Campo, Mariana e Sericita.
Participaram da mesa: Ex Deputado Carlos Gomes, Adriano Garcia/Vice-Presidente do CREA e Antônio Carlos/Prefeito da cidade de Piedade de Ponte Nova.
Programa Minha Casa Minha Vida
O Minha Casa Minha Vida é um programa do governo federal que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o Programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos.
Na primeira fase foram contratadas mais de 1 milhão de moradias. Após esse sucesso, o Programa Minha Casa Minha Vida pretende construir na segunda fase, 2 milhões de casas e apartamentos até 2014.
Se você tem renda bruta de até R$ 5.000,00, o Programa oferece algumas facilidades, como, por exemplo, descontos, subsídios e redução do valor de seguros habitacionais. Informações da Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br/habitacao/mcmv/index.asp
Se você é representante do poder público, entidades sem fins lucrativos (associações civis, sindicatos, cooperativas, dentre outros), empreendedor da construção civil, você pode ajudar inúmeras famílias brasileiras a realizar o sonho da casa própria, juntamente com o programa Minha Casa Minha Vida. As famílias a serem beneficiadas são indicadas e selecionadas pelo município ou Governo do Estado/Distrito Federal e a aquisição ocorre por meio de venda com parcelamento.
A execução das obras do empreendimento é realizada por Construtora contratada pela CAIXA, que se responsabiliza pela entrega dos imóveis concluídos e legalizados. Informações da Caixa Econômica Federal.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI
e-mail: jornalamapi@gmail.com
www.amapi-mg.org.br
(31) 3881.3408