Esta semana vamos falar do VERBASCO, sugestão do nosso leitor do Rio de Janeiro, Luiz Flávio Magalhães, que nos acompanha via página do Líder Notícias, na (*)Internet.
Também conhecida como barbasco, barrasco, calça-de-velho, vassoura, verbasco-brasileiro, barbasco-do-brasil e cezarinha, a erva verbasco é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Possui aplicações medicinais popularmente conhecidas. Em meados do século XVI, a planta foi usada para tratamento da tuberculose e seu uso foi comprovado em um experimento realizado no século XIX, onde a planta foi usada em 07 (sete) pacientes com tuberculose em Dublin, na Irlanda, trazendo excelentes resultados para 06 (seis) dos casos.
Os benefícios do verbasco
O verbasco é usado para tratamento de bronquite e gripes, infecções no ouvido, eliminação de catarros crônicos, alivio da tosse, tratamento da artrite, de hemorroidas e problemas na próstata. Para os dois últimos casos, deve-se fazer banho de assento e, para quem sofre com problemas de inchaços nas pernas e problemas de circulação periférica, deve ser feito escalda-pés.
Além disso, é eficaz no tratamento de diversos problemas digestivo como prisão de ventre, diarreia e infecções na bexiga, auxiliando ainda na eliminação de vermes intestinais. Possui efeito sedativo e auxilia no alívio de cólicas menstruais e dores de estômago. O óleo de verbasco, quando aplicado na pele, ajuda a aliviar o desconforto de regiões irritadas, sejam por erupções cutâneas, queimaduras, cortes ou bolhas.
Suas propriedades envolvem sua ação como expectorante, diurético, espasmos antibacteriano e sedativo. A planta é muito usada para tratar problemas relacionados ao sistema respiratório como asma e bronquite.
Como fazer o chá?
As partes utilizadas para o preparo são suas pétalas e estames, quesão folhas modificadas, onde se formam os gametas masculinos da flor. Para preparar o chá, use a proporção de 02 (duas) colheres de sopa da erva para cada litro de água. Coloque a água em um recipiente, adicione a erva e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, desligue e tampe, deixando a solução descansar abafada por aproximadamente dez minutos. Passado esse período, coe e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras do chá por dia.
Veja você: o verbasco tem que ferver as folhas, diferentes dos outros chás que são depositados na água depois de fervida.
Contraindicações e efeitos colaterais
O chá de verbasco é contraindicado para pacientes gestantes ou em fase de lactação. Os efeitos colaterais são raros, e envolvem uma reação alérgica que tem como sintoma principal coceira nas mãos, braços e pescoço. É importante que, antes de consumir medicamentos naturais, você converse com seu médico, uma vez que podem ocorrer interações medicamentosas negativas, além de que ele é o mais indicado para informar a dosagem correta para você.
(*) Este artigo foi publicado originalmente no Líder Notícias, Edição 287, de 29/6/2018, e lido no Programa Bom Dia Líder do dia 25/6/2018, apresentado por Dimas José na Rádio Líder FM 93,9 mHz, emissora do Grupo Líder de Comunicação.