Carregando data e hora...

Acidentes com resíduos motivam alerta da Semam

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), através da Assessoria de Comunicação, pede publicamente que a população de Ponte Nova colabore e cuide do descarte de resíduos sólidos urbanos.

 

Desde o início deste ano, seis coletores foram acidentados por conta do descuido de munícipes ao embalar os resíduos, expondo os servidores ao contato com objetos perigosos como seringas, vidros, objetos metálicos, dentre outros.

 

De acordo com o mobilizador social da Semam, Rafael Bretas, a profissão de coletor é considerada uma atividade de risco e “somente o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) não é suficiente para que este profissional trabalhe com segurança”, afirma. Para resguardar a segurança do profissional, ainda segundo ele, “é necessária a colaboração de todos”.

 

Com o intuito de atender e melhorar as condições de trabalho dos servidores, a Semam reforça o pedido de cuidado e ainda endossa que, cada cidadão, ao descartar os próprios resíduos, deve cuidar para que os materiais cortantes como vidros, metais e outros objetos que podem causar lesão, estejam devidamente embalados em jornal ou em uma caixa de papelão separados dos demais.

 

Também vale ressaltar que móveis, madeiras e entulhos não são resíduos para a coleta, sendo necessário que as pessoas se responsabilizem pela destinação adequada (para mais informações, entrar em contato com a Semam pelos telefone 3817-1896 e 3881-3760).

 

A Semam acredita que, com consciência ambiental, de descarte e cooperação, conseguimos evitar acidentes e o serviço de coleta pode, de fato, melhorar qualidade de vida de toda a população.