Centenas de pessoas “invadiram” literalmente os terminais de caixas eletrônicos da agência da Caixa Econômica Federal em Ponte Nova, neste domingo, 19 de maio. O movimento deveu-se a um boato de que o Governo Federal extinguiria o Bolsa Família. O boato tumultuou 12 estados. Diversos caixas eletrônicos foram destruídos pelo Brasil afora, pois os beneficiários do Programa Bolsa Família ficavam revoltados quando não encontravam dinheiro, aumentando a boataria.
Em Ponte Nova, não houve tumulto, mas muita gente saiu sem dinheiro, devido ao nervosismo ocasionando erros em digitação de senha e bloqueios automáticos dos terminais. Segundo informações obtidas por telefone, Ponte Nova tem mais de 2.000 mil beneficiários do Bolsa Família, o que significa um volume superior a R$400 mil reais de saques, o que seria impossível em um só dia.
A origem do boato ocorrido no sábado (18/05) de que o programa do governo Federal Bolsa Família seria extinto será investigada pela PF (Polícia Federal). A falsa informação causou correria, confusão e tumulto em diversos estados no fim da tarde de ontem e levou beneficiários a tentar sacar o dinheiro em casas lotéricas e terminais de autoatendimento da CEF (Caixa Econômica Federal).
Para tranquilizar os beneficiários, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e a CEF divulgaram notas negando a informação e reforçando que o programa continua ativo, sem qualquer alteração. “Não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família”, disse em nota o MDS.