A AMAPI, uma Associação que congrega vários municípios da microrregião do Vale do Piranga, desde o dia 20 de agosto conta com mais um município filiado, após assinatura de contrato entre o atual prefeito Luiz Antônio Rezende Soares e a Associação, presidida pelo prefeito de Mariana, Celso Cota. Trata-se do município de Jequeri, uma típica cidade do interior com população estimada em pouco mais de 12 mil e 500 habitantes, distante de Ponte Nova 43 quilômetros.
Os municípios que são filiados têm acesso direto a cursos, especializações, assessorias, à usina de asfalto, dentre outros benefícios, como uma articulação política mais forte e mais ativa junto ao Estado e à União, devido à representatividade da Associação.
A cidade tem sua origem na formação do antigo povoado de Santana do Jequeri, na margem esquerda do rio Casca, por volta de 1.848. Os primeiros moradores eram fazendeiros, que foram para a região atraídos pela fertilidade da terra. Segundo a tradição, o nome do local foi inspirado num antigo morador, o senhor Miguel Jequeri. Santana do Jequeri tornou-se distrito em 1.855 e teve a denominação reduzida para Jequeri. A emancipação ocorreu em 1.923.
A economia baseia-se na agricultura, com produção de arroz, milho, feijão, cana-de-açúcar, café e frutas, além da pecuária de corte. A padroeira da cidade é Nossa Senhora de Santana, tendo o dia comemorado, pelos católicos, todo dia 26 de julho, quando acontece a tradicional festa da cidade. Possui quatro Distritos além da sede: Piscamba, Pouso Alegre da Mata, Grota e São Vicente do Grama. Tornou-se comarca em 2002, sendo composta pelo próprio município e pelos municípios de Piedade de Ponte Nova e Urucânia.
Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI
e-mail: jornalamapi@gmail.com
(31) 3881.3408