Palavra forte e que leva a todos nós a reflexões de toda ordem. A ambição é uma sensação que todos nós sem exceção carregamos. Desde crianças, o meio em que vivemos nos condiciona a querer o brinquedo mais bonito, a vestir a melhor roupa, ou escolher o maior doce. Com isso, a ambição acaba ganhando cada vez mais, força dentro de nós. Hoje em dia é comum ouvirmos falar da ambição com mais naturalidade, mas, é aí que mora o perigo. Cada pessoa possui um tipo de leitura mediante aos termos que envolvem a convivência humana. Isso fará muita diferença no bom proveito que podemos tirar sobre este tema.
Todos nós temos potenciais diferenciados para desenvolvermos através da prática e do aprendizado que certamente nos direcionará a ambição saudável, que deve ser comedida e contínua. Através disso cada vez mais os resultados serão positivos e satisfatórios. Gosto de denominar a ambição saudável por ‘ambição branca’ ou seja, aquela que não derruba, não fere, não rouba o que pertence a ninguém. Ela simplesmente existe de forma equilibrada e justa. Esta ambição é a mesma que não faz mal ao próximo, que busca o crescimento e o aperfeiçoamento próprio, porém, de forma verdadeira e igualitária. A ambição que visa a divisão de tudo aquilo que se adquire, desde conhecimento às coisas materiais.
Melhorar de vida, adquirir méritos é totalmente compreensível e correto. Devemos apenas estar atentos aos caminhos que utilizamos para atingir tal resultado. Pois acima da ambição, devem vir o bom caráter, a justiça, a verdade e a pureza de sentimentos. Sabendo disso, eu espero que todos nós possamos sempre nos lembrar dessas prioridades quando tivermos vontade ou formos convidados a conquistas de coisas novas ou de novas emoções. O progresso limpo apenas acontece para as pessoas que chegam ao topo agindo de forma digna e honesta.
Abraço Fraterno!