Os manifestantes que ocupavam a Câmara Municipal de Belo Horizonte há oito dias e, decidiram na noite desse sábado (6) pela desocupação, começaram a deixar o local nesta tarde deste domingo (7).
A ocupação da Câmara Municipal teve início no sábado passado, dia 29 de junho, quando acontecia uma sessão extraordinária para votação do projeto de lei que determinava a redução de R$ 0,05 nas tarifas de ônibus da capital. O projeto chegou a ser aprovado, mas duas emendas foram reprovadas, motivando a ocupação por parte do grupo.
O procedimento não marcou o fim da manifestação, mas o início de um movimento organizado que pretende levar, agora, as reivindicações e propostas diretamente ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.
Após a desocupação, os manifestantes partiram rumo ao viaduto Santa Tereza para participarem de um evento denominado “A Ocupação”. A iniciativa cultural acabou se tornando o ponto de referência dos até então ocupantes da Câmara.
Na Ocupação, diferentes manifestações artísticas se uniram em um espaço comum e aberto ao público. Atrações musicais, atividades artesanais, oficinas e troca de ideias compõem o espaço, que se tornou o ponto de encontro pós-ocupação da Câmara.
A Polícia Militar informou que aproximadamente 200 pessoas participaram do evento de forma pacífica.
A assessoria da Câmara Municipal de Belo Horizonte não soube informar se o local vai funcionar normalmente nesta segunda-feira.
Atualizada às 18h52
O Tempo