Carregando data e hora...

Assembleia Geral discute vários temas importantes para os municípios

A Assembleia Geral Ordinária da AMAPI, de número 163, ocorrida na última sexta-feira, 6 de setembro, colocou em pauta vários temas importantes: Diagnóstico Sócio Econômico do Vale do Piranga, Criação do Consórcio Público, Festival da Cachaça, Iluminação Pública, ProMunicípios, dentre outros.

Durante a abertura, o 1º vice-presidente da Entidade e Prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, ressaltou a importância de se trabalhar em conjunto, unindo forças em prol de todos os municípios da região. Historicamente, segundo Guto Malta, as prefeituras sempre atuaram de forma independente, o que ocasionou uma possível estagnação de várias cidades, algo retratado em números de acordo com último Índico de Desenvolvimento Humano Municipal/IDHM. Para Guto Malta, para que haja uma mudança neste quadro, é necessário que todas as prefeituras trabalhem em prol do bem coletivo e em conjunto, assim terão maior representativa junto aos governos estadual e federal.

Para falar sobre o projeto que irá traçar o Diagnóstico Sócio Econômico dos Municípios do Vale do Piranga, a Associação convidou a professora Sueli Ramos, da Universidade Federal de Viçosa/UFV. A UFV ficará responsável por fazer o levantamento que será crucial na busca de uma solução para os municípios. “Precisamos conhecer nossas cidades para poder reverter o atual quadro de pobreza, analfabetismo e de saúde da região”, ressaltou Sueli Ramos. O Diagnóstico permitirá aos municípios terem o conhecimento de qual potencial poderá ser desenvolvido. Foram selecionados 30 municípios da região do Vale do Piranga.

O deputado estadual Paulo Lamac esteve presente à reunião e reforçou que o estudo de diagnóstico é necessário e urgente, pois só assim “será possível termos uma localização estratégica de onde e como devemos atuar, integrando recursos estratégicos e conhecimentos específicos, no caso a UFV”, frisou Paulo Lamac. Após o levantamento, o projeto será encaminhado à ABDI/Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial que irá fornecer os recursos financeiros necessários para execução. A AMAPI vai coordenar a ação do projeto junto à UFV.  

Estiveram presentes à reunião vários prefeitos filiados e da área de abrangência da AMAPI (Abre Campo, Alvinópolis, Guaraciaba, Piedade de Ponte Nova, Rio Casca, Ponte Nova, Urucânia, Araponga e Canaã), além dos convidados que falaram sobre os temas: Criação do Consórcio Público/Paulo Sérgio Mendes/SEDRU e Festival da Cachaça/Deonir Dallpai/EMATER.

Clarissa Guimarães

Assessora de Comunicação da AMAPI

e-mail: jornalamapi@gmail.com

www.amapi-mg.org.br

(31) 3881.3408