Foto: Ricardo Motta (Ong Puro Verde)
Na semana que passou, nos dias 8, 9 e 10 de maio foi realizado em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, o 27º Fórum Mineiro de Bacias Hidrográfica, no “Auditório de Gerenciamento de Risco e Grandes Eventos”, 9º andar do Prédio Minas. Participaram representantes de todos os 36 comitês de bacias de Minas Gerais, com destaque para o CBH Piranga, que levou 04 (quatro) representantes, sendo 02 (dois) do poder público estadual, Carlos Eduardo Silva (GRS/Ponte Nova) e Marcelo Libânio (Emater-Viçosa); 01(um) do poder público municipal (Kelry de Vasconcelos (Prefeitura Municipal/Ponte Nova) e Ricardo Motta (ONG Puro Verde/Ponte Nova).
O encontro serviu para debater, diretamente com o Secretário de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, as políticas públicas mineiras de apoio estatal ao funcionamento dos CBHs. Na parte da manhã do dia 8 de maio, na sede da FEAM, aconteceu mais uma reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que aprovou minuta da nova lei do FHIDRO – Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais.
O representante da ONG Puro Verde, Ricardo Motta, foi convidado pelo Fórum Mineiro de Bacias Hidrográficas, por interferência do CBH Piranga, para apresentar o “PROJETO RIO PIRANGA” que foi contemplado pela Seleção Pública da Petrobras e que vai receber, a partir de junho deste ano, recursos da ordem de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) para recuperação de matas ciliares do rio Piranga nas cidades de Ponte Nova, Guaraciaba, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, numa área de 240 ha. (hectares), além da proteção de 60 nascentes.
O deputado Almir Paraca, presidente da Comissão Extraordinárias das Águas, instituída pela Assembléia Legislativa, e o deputado Pompílio, também integrante da Comissão, estiveram no fórum para informar o calendário de audiências públicas já determinadas para 12 cidades-pólo, onde serão debatidos os problemas pertinentes à quantidade e qualidade das águas de Minas. O CBH Piranga reivindicou, através de petição legal, a realização de uma audiência em Ponte Nova. “A possibilidade é muito grande”, disse o deputado Almir Paraca.