O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH Piranga) participou da 27ª Reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias. O encontro aconteceu entre os dias 9 e 10 de maio, na cidade administrativa, em Belo Horizonte.
O CBH Piranga foi representado pelo primeiro secretário, Carlos Eduardo Silva e os conselheiros titulares, a assessora de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Kelry Vasconcelos, o secretário geral da Ong Puro Verde, Ricardo Motta e o coordenador técnico da Emater, Marcelo Caio Líbano Teixeira.
O Fórum Mineiro de Comitês de Bacias discutiu temas de relevância estadual para a gestão integrada dos recursos. O encontro, que reúne representantes dos 36 comitês de bacias do Estado, abre espaço para o debate de temas relevantes para gestão integrada das águas em Minas Gerais para a troca de experiência entre os diferentes comitês e para o compartilhamento e disseminação de informações técnicas e de gestão.
Na abertura, foi apresentado o panorama das eleições que estão acontecendo em 35 comitês mineiros, os informes da Comissão Extraordinária das Águas, criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o Projeto Estratégico Revitalização de Bacias Hidrográficas, que está sob a responsabilidade do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Durante o encontro, também foi apresentado e debatido o Sistema Net, que reúne informações e dados de geoprocessamento, instrumentos de gestão e atos autorizativos, no âmbito da gestão ambiental no estado de Minas Gerais, e o Projeto de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares ao Longo do Rio Piranga.
O conselheiro do CBH Piranga, Ricardo Motta, apresentou, durante a reunião do Fórum, o ‘Projeto Rio Piranga’ que foi contemplado com recursos da ordem de 1,5 milhão de programa ambiental da Petrobrás.
O projeto será executado pela Organização Ambiental Puro Verde e prevê a recuperação de 240 hectares de matas ciliares e a conservação de 60 nascentes em cinco municípios da região. De acordo com o conselheiro, as áreas a serem recuperadas foram escolhidas com base em estudo do Comitê da Bacia.
Reunião extraordinária para discutir o Fhidro
A comitiva também participou, no dia 8 de maio, da 81ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). Entre os temas propostos na pauta estavam o edital Fhidro/2013 e a apresentação da proposta da nova Lei do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro), que será encaminhada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).