Carregando data e hora...

CMMA é espaço para discussão na Amapi

Para tratar de uma ampla gama de assuntos ligados ao meio ambiente, aproximadamente 100 pessoas participaram, na manhã de hoje (5), na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (Amapi), da 1° Conferência Municipal de Meio Ambiente (CMMA), com promoção da Prefeitura de Ponte Nova e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

 

As Conferências Municipais e Estaduais são etapas da 4° Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que vai reunir delegados oriundos de conferências estaduais que, por sua vez, recebem os delegados provenientes das conferências municipais.

 

O tema central dos eventos é a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com foco nos seguintes assuntos:

 

I – Produção e Consumo Sustentáveis;

II – Redução dos impactos ambientais;

III – Geração de Emprego, Trabalho e Renda;

IV – Educação Ambiental;

 

É importante lembrar que os governos municipais, estaduais e federal realizam as conferências para promover a participação da população nas políticas públicas. É a oportunidade em que o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil discutem os caminhos para solucionar demandas comuns.

 

O evento

 

As atividades foram abertas com a aprovação do regimento interno da conferência, em consonância com as regras de envio de delegados que devem apresentar as temáticas debatidas em âmbito local na próxima etapa.

 

Foram eleitos seis delegados, sendo três titulares e três suplentes. Poderão participar da conferência estadual apenas os delegados titulares, que vão encaminhar e defender as propostas.

 

Os trabalhos seguiram com a palestra da jornalista especializada em gestão ambiental, com experiência em resíduos sólidos, Magna Pataro Fonseca. Durante a fala, Magna ressaltou a importância dos resíduos sólidos e a preocupação latente com o meio ambiente.

 

“A maior parte do que vai para o lixo, não é lixo. É resto de alimento, quando há muita gente passando fome. Aproximadamente 64% de tudo que vai para o lixo é comida. Com isso, podemos ver o tamanho do desperdício”, ressaltou.

 

Na sequência, grupos temáticos foram formados e divididos de acordo com as especificidades dos órgãos públicos, privados e da sociedade civil, de acordo com as temáticas de cada eixo, conforme explicou a organização do evento. Como espaços de discussão, também foram realizadas mesas-redondas.

 

Foi ampla a participação dos presentes no levantamento de questões ambientais que tangem o município, além da colaboração na síntese e sugestão de medidas e políticas apropriadas às necessidades apresentadas pela cidade.

 

Ao todo, serão enviadas 20 propostas elaboradas na conferência municipal à conferência estadual, que será realizada nos dias 30 e 31 do mês de agosto, em Belo Horizonte. Na ocasião, serão eleitos novos delegados, que serão submetidos à  4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.

 

As propostas, que devem ser elencadas em até sete dias, tratam da educação e redução de impactos ambientais, desenvolvimento sustentável e coleta seletiva, conforme informações da comissão organizadora. 

 

Delegados

 

Titular

 

Alessandra Regina Gomes – Semam

Paulo Cesar de Oliveira – Ong Puro Verde

Macus Messias Filho – Suponte

 

Suplente

 

Kelry Borges de Vasconcelos – Semam

Kenio Maique Conde Carvalho – COORPNOVA 

Marcelo Correia Viana – Café Piranga