Carregando data e hora...

Convênio de estágio em saúde é assinado junto a UFV

Foi assinado na manhã de hoje (24) o convênio entre a Prefeitura de Ponte Nova e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) que permite que os estudantes da área de saúde da instituição realizem suas atividades de estágio nas estruturas de atendimento do município.

 

Em evento realizado no prédio da administração municipal, o prefeito Guto Malta, acompanhado do vice-prefeito José Luiz Ventura, recebeu a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, chefes de centros ciências e de departamentos da universidade, além do deputado federal Padre João, e também o deputado estadual Paulo Lamac.

 

De acordo com o documento, o objetivo do convênio é propiciar as condições para realização das atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão dos alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de educação física, enfermagem, medicina e nutrição para fomentar a interação entre a produção acadêmica e a geração de conhecimento produzida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.

 

A iniciativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, demonstra o interesse do município em integrar as atividades de pesquisa, tecnologia e demais serviços disponíveis no contexto micro e macrorregional aos serviços oferecidos à população.

 

Foi explicado que as atividades dos acadêmicos serão acompanhadas e orientadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e por professores da UFV, responsáveis pela aplicação dos conhecimentos repassados em sala de aula.

 

Cada estudante deverá cumprir carga horária de atividades práticas e/ou teóricas, de acordo com o projeto pedagógico de cada curso, totalizando carga horária máxima semanal de 40 horas, e no caso de residência médica, a carga horária semanal é de 60 horas – conforme o documento, cuja validade é de cinco anos.

 

Segundo informações repassadas pela Semsa, a expectativa é de que o convênio “estimule o crescimento profissional dos membros das equipes, a melhora do atendimento, e que os acadêmicos possam contribuir com novas ideias, em contato direto com o público do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

 

Nilda de Fátima afirmou a importância da saúde para os municípios da zona da mata e também reforçou que é necessário esforço conjunto – como é o caso do convênio – para superar os desafios regionais.

 

“Celebrar esse convênio é muito importante para a formação acadêmica dos estudantes e também para a saúde no município e na região. É extrema importância fortalecermos essas iniciativas”, ressaltou.

 

Em sua fala, Guto Malta mencionou o recente convênio firmado com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) – também na área de saúde –, a demanda no atendimento primário e as parcerias com os hospitais da cidade para o fortalecimento da prestação de serviços.

 

“Já temos um convênio com a UFOP e firmamos agora com a UFV. Nosso trabalho é intensificar as relações entre a prefeitura, as universidades da região e os hospitais Arnaldo Gavazza e Nossa Senhora das Dores para atender com qualidade a população de Ponte Nova. Sabemos da importância de fortalecer a saúde na região e as contribuições mútuas que podemos experimentar junto com os acadêmicos”, endossou.