Para cuidar de resíduos não recicláveis e não reutilizáveis, foi assinado na segunda-feira, 15 de julho, convênio entre a Prefeitura Municipal de Ponte Nova, a ONG Puro Verde e o Centro Terapêutico Recanto da Vida (Cetervidas). O ato, que aconteceu no gabinete do prefeito Guto Malta, teve a participação do Secretário Geral da Puro Verde, Ricardo Motta, do presidente do CETERVIDAS, Newton Pinguelli e da Secretária Municipal de Meio Ambiente. Alessandra Regina Gomes. O Diretor-tesoureiro I, da Puro Verde, Sérgio de Assis, também assinou o convênio, como testemunha.
De acordo com informações apuradas junto a Puro Verde, a ação vai diminuir o impacto do depósito de material tecnológico/eletrônico no solo e a consequente liberação de metais pesados como mercúrio e cádmio. Além disso, a atividade representa a geração de renda para os internados do Cetervidas, além de laborterapia.
O posto de coleta é na sede da ONG Puro Verde, que vai reunir os resíduos para que eles sejam encaminhados, através de apoio logístico da refeitura, para o Cetervidas. A partir daí, o trabalho será orientado pelo técnico em eletrônica, Sérgio Antônio de Assis, e pelo tecnólogo em redes e funcionário público municipal, Silvio Miranda – ambos voluntários no projeto.
No Cetervidas, o material eletrônico será analisado para que as peças aproveitáveis gerem renda, ainda de acordo com a Puro Verde, que também informou que capacitações semestrais serão ministradas os internados.
O objetivo do convênio é ceder, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), apoio logístico ao projeto de reciclagem e resíduos eletrônicos descartados, incluindo suas carcaças e demais componentes e peças eletrônicas armazenados no posto de coleta, em dias e horários previamente pactuados, para entrega no centro de reciclagem, a ser instalado pela ONG em parceria com o Cetervidas, no sítio Açafrão na comunidade do Dioguinho (Zona Rural a 5 km do posto de coleta).
Apoio será dado pelo município considerando-se o interesse público do projeto, sem ônus para a Puro Verde e o Cetervidas, respeitando-se os horários, cronogramas e a disponibilidade de veículos da prefeitura.
O posto de coleta dos resíduos eletrônicos será a sede da ONG, na Avenida Caetano Marinho, 297, no Centro Histórico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3817 – 3576.