A ACIP/CDL realizou na última quarta-feira (04/09) uma reunião com empresas credoras do Consórcio GDK/Sinopec. Além dos empresários, estiveram presentes: Júlio Sales (presidente da ACIP/CDL), Domingos Sávio Caríssimo (assessor jurídico da ACIP/CDL), Gilmar Pinto de Oliveira (presidente da Agevale), José Rubens Tavares (presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova), Paulo Roberto dos Santos e Mariane Ferreira (Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico).
Juntos, os empresários presentes na reunião somam valor acima de R$ 608 mil do Consórcio. O valor total dos credores de Ponte Nova, no entanto, passa de R$ 1 milhão, pois nem todos participaram do encontro. A GDK/Sinopec alega que aguarda o repasse de um alto valor por parte da Samarco.
Após a explanação de todos os envolvidos, eles decidiram protocolar junto à Samarco um documento pedindo solução urgente para o caso. A partir daí, eles poderão ingressar com ação judicial contra a contratante da obra, levando em consideração os prejuízos causados ao município de um modo geral.