Crianças Especiais????????
Não concordo muito com esse conceito, esta denominação, ou rótulo,”especiais”. Todo mundo tem nome e até sobre nome… Eu sou Lara Repolez, e certamente fui muito especial pra minha mãe, porque exigia dela atenção contínua e permanente. Dedicação quase que exclusiva!
O cérebro humano é um mistério, e com a evolução tecnológica, algumas configurações cerebrais têm sido esclarecidas e a medicina evolui a cada dia.
A Psicologia não é mais Ciência Oculta! Esta sendo bravamente desvendada! Mas o tal do “especial” precisa ser extinto. Todo mundo tem um nome! Se não tem, nomeio depressa! O rótulo, a limitação que o rótulo causa isso sim é um transtorno!
Especial todo filho é! Por mais levado que seja!
Especial todos nós somos… Afinal ninguém é igual a ninguém! Ainda bem!
Pessoas de configuração cerebral diferente da maioria dos pobres mortais que somos se vêem “deslocadas” na sociedade desde o início dos tempos, Albert Einstein, Sartre, Voltaire, Joana D’Arc, Leonardo Da Vinci, Bettoven, Ayrton Senna, Galileu, Gerald Garden, e muitos outros grandes nomes que se destacaram por suas habilidades, por sua configuração cerebral tão distinta.
Todos impreterivelmente sofreram algum tipo de preconceito. É válido lembrar que essas figuras ai, também apresentaram dificuldade de aprendizagem na escola, eles também tinham limitações, mas o investimento de energia ocorreu em suas habilidades. Foi investido em uma atitude pro – ativa, acreditaram e se dedicaram àquilo que sabiam fazer melhor. Então, decolaram! Voaram Alto! Alcançaram cada um a sua maneira, o Infinito!
A diferença está no método utilizado com a criança, com a pessoa. Primordial é respeitar seu tempo, seus limites e investir em suas fortalezas!
O método certo, sempre dá certo!
Especial todos nós somos. Uns dão mais certo com os números, outros como eu, com as letras, tem uns que funcionam apenas com música e outros que nasceram pra ser médicos, enfermeiros e bombeiros. Tem aqueles que vivem lá nas estrelas, astrônomos, astrólogos, místicos em geral. Tem gente de todo tipo. Por acaso te rotulam de especial porque Física e Química pra você é um bicho de sete cabeças? Ou porque tem fobia de avião, ou quem sabe por que gosta de viver mais no seu canto, no seu mundo? Ou porque simplesmente é um Defensor do Meio Ambiente? Aí é doido mesmo!
A Ciência consegue denominar as inúmeras configurações cerebrais já descobertas e muitas outras precisam ser estudadas e até descobertas. O cérebro humano e o nosso DNA ainda são grandes Mistérios.
Até tudo ser desvendado, vamos rever nossos conceitos e abolir os preconceitos. A diversidade é o grande charme da Mãe Natureza!
Bons ventos na cachola!