Carregando data e hora...

Cruzeiro vence o Bahia e garante título simbólico do primeiro turno no Brasileirão

Jogando com propriedade no primeiro tempo,  o Cruzeiro derrotou o Bahia por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, na Fonte Nova, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo não só garantiu o título simbólico do primeiro turno, como fez a Raposa abrir quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Atlético-PR, e se consolidar cada vez mais na primeira colocação. De quebra, a equipe celeste ainda manteve um tabu de 19 anos sem perder para o tricolor.

Borges,  Everton Ribeiro e Júlio Baptista fizeram para os mineiros, enquanto Fahel descontou para os donos da casa. baianos. Na próxima rodada, a equipe celeste receberá o Flamengo, no Mineirão, enquanto o baianos vão ao Rio de Janeiro jogar contra o Fluminense, no Maracanã.

Apesar de estar jogando fora de casa, o Cruzeiro tomou a iniciativa do jogo, passava mais tempo no campo de ataque e tentava acuar o adversário. Porém, com a linha de três zagueiros armada pelo Bahia, a Raposa não conseguia ameaçar a meta adversária.

Aos poucos, o tricolor acertava a marcação e passava a levar perigo nos contra-ataques. Aos 18 min, os baianos desperdiçaram uma boa chance com Madson, que bateu para fora. O susto parece ter sido suficiente para os mineiros retomarem as rédeas do jogo e abrir o marcador. Aos 24 min, Egídio cruzou e Júlio Baptista cabeceou na trave. Na sequência do lance, Willian levantou na área e Borges, de cabeça, fez 1 a 0.

Com mais tranquilidade no toque de bola após a vantagem, a agremiação estrelada  ampliou o marcador, aos 40 min. Após receber um lançamento de Ceará, Everton Ribeiro dominou no peito, tirou o marcador e mandou uma bomba, de direita, no ângulo do goleiro Marcelo Lomba.

Tentando reagir antes do intervalo, os donos da casa tiveram uma boa chance aos 41 min, Marquinhos, em um chute de fora da área, mas Fábio mandou para escanteio, mantendo o placar.

No segundo tempo, com o resultado de 2 a 0, o Cruzeiro diminuiu o ritmo,  e o Bahia passou a buscar mais o ataque para tentar  diminuir o marcador. Porém, o tricolor só conseguiu chegar com perigo aos 20 min. Após boa arrancada do atacante Willian Bárbio, ele rolou para o ex-cruzeirense Wallyson, que  bateu fraco e Fábio defendeu. Porém, três minutos depois, o arqueiro celeste nada pode fazer. Raul cruzou e Fahel, de cabeça, mandou para o fundo das redes. Fernandão, aos 32 min, desperdiçou uma boa chance de empate a partida.

Mas a Raposa matou qualquer esperança de empate dos dos da casa aos 44 min. Willian bateu falta, o goleiro rebateu e Júlio Baptista decretou o triunfo para os cruzeirenses.  

BAHIA 1 X 3 CRUZEIRO

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Fonte Nova, em Salvador (BA)

Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)

Gols: Borges, Everton Ribeiro e Júlio Baptista (C); Fahel (Bahia)

Cartões amarelos: Ceará (C); Demerson (B)

Público e renda: 10.502 pagantes / R$ 228.487, 50

Bahia

Marcelo Lomba; Titi, Lucas Fonseca e Demerson; Madson (Willian Bárbio), Fahel, Hélder (Feijão), Marquinhos (Anderson Talisca) e Raul; Wallyson e Fernandão

Técnico: Cristóvão Borges

Cruzeiro

Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio (Mayke); Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Martinuccio), Júlio Baptista e Willian; Borges (Ricardo Goulart)

Técnico: Marcelo Oliveira

O TEmpo