Carregando data e hora...

Desejos, pensamentos e ações

Certo dia  o meu amigo, e posso considerar membro de minha família espiritual , Fernando Andrade fazia uma palestra no Centro Espírita Caminho de Luz , ao qual eu frequento , sobre nossos pensamentos , desejos e ações. Ele citava baseado em um estudo do livro o Espiritismo Aplicado que nos coloca “ Desejos simples fazem nascer pensamentos simples , e pensamentos simples geram atos simples e dignos .”  e com muita propriedade enumerou situações em nossa vida que o que nós desejamos faz muita diferença .

Analisando a forma em que nós vivemos hoje, percebemos que aquilo que nós desejamos pode desencadear em um bom ou mau resultado, já que desejamos, pensamos e agimos .

Muitas vezes em nossa vida desejamos ter coisas faraônicas , pessoas perfeitas ao nossos lado , cargos incríveis , milagres e acabamos por sofrer grandes decepções quando nada daquilo que desejamos acontece.

As crianças hoje estão sendo criadas sem a educação mais importante que é a moral, são criadas para ter e não para ser . Já crescem desejando apenas bens materiais , crescem idealizando um futuro de grandes conquistas como imóveis , carros e o mais importante não lhes é dado, o conhecimento das leis morais que fazem e formam o ser para ser feliz, para ter a resignação nas dificuldades e ter momentos felizes na sua vida independente do que ele tiver .

É o conhecimento moral, o conhecimento das leis de Deus, de sua bondade, de sua justiça e amor incondicional, que  vai fazer com que cada um veja a felicidade nas coisas que realmente importam na vida, sua saúde, seu convívio com as pessoas ,sua família , sua fé , ou simplesmente em estar vivo. São estas coisas que vão sustenta-lo durante sua jornada aqui na terra, é a esperança de um futuro melhor, a certeza de Deus presente, que fazem com que seus desejos sejam saldáveis e quando mais simples, mais fáceis de pensar e executar .

Quanto mais complicamos os nossos desejos mais difíceis se tornam nossos pensamentos e ações.

Caímos nas teias do consumismo e desejamos adquirir cada vez mais coisas materiais, dia após dia, e quando mais complicado é o desejo, mas permanece em nossos pensamentos nos tornando escravos. É neste momento que  nos foge o controle e o que seria uma aquisição saudável de um sofá, de uma roupa, de um carro, de uma cortina ou seja lá o que for, torna uma tormenta, uma obsessão, um sofrimento,a pessoa se vê presa naquele desejo e só se sente saciado se o consegue e enquanto não o consegue, se angustia cada vês mais. São estes sofrimentos como muitos outros que nós mesmos procuramos e que por sua vez uma simples escolha pode fazer cessar, a aceitação da condição naquele momento.  

Então no campo material devemos ter a ambição saudável, as extremidades da riqueza e da pobreza não devem ser fáceis, embora no planeta que estamos, que é classificado dentro do espiritismo como planeta de expiação e provas, em qualquer classe social que esteja, terá suas lutas a vencer, mas devemos buscar o equilíbrio para uma vida mais tranquila , desejar o necessário , não mais que isto pois o supérfluo é o que nos transtorna o pensamento na grande maioria das vezes e se desejamos ter algo mais difícil, que saibamos esperar até o momento que venhamos conseguir para que aquele desejo não nos escravize.

Saindo do campo da matéria, também erramos no campo afetivo, quando desejamos um companheiro ou companheira na nossa vida. São coisas simples que fazem uma boa companhia nas nossas vidas,mas os valores hoje estão voltados para o “ter” e não para o “ser” .As pessoas querem um empregado ou empregada em casa ou alguém que tenha posses e pague suas contas,uma Top Model ou um Superstar ou ainda uma pessoa que aceite tudo sem questionar, e se a pessoa aceita tudo não serve pois não da opinião de nada .Deveríamos na verdade buscar alguém que, mesmo com os defeitos que você tenha te ame, não um amor surreal de contos de fadas e novelas, feito de 100% de momentos felizes mas um amor real, daquilo que nós podemos conhecer de amor e que eu consideraria como o amor aqui na terra. Uma pessoa que gostasse de você de verdade, colocando você não em primeiro plano, mas sim como parte da sua vida, afinal primeiro plano deve estar Deus e apropria pessoa e depois os demais afetos que adquirimos aqui na terra. Descrevendo da forma  mais simplificada possível uma pessoa que considere realmente que te ama, deveria no mínimo respeitar o seu jeito de ser e não ter esperanças milagrosas que você vai mudar como num passe de mágica por que simplesmente esta agora  convivendo com ela, esta disposta a te ajudar em todos os sentidos por que a vida nos propõe todos os dias novos desafios e ter com quem contar também faz muita diferença, uma pessoa que te faça sorrir e que esteja do seu lado quando você precisa chorar, as vezes não precisa dizer nada, apenas estar ali presente, do seu lado, da mesma forma que você tem que estar disposto a retribuir e oferecer aquilo que você tem de melhor.Enfim o grande problema é desejar do outro mais do que o outro pode te dar e se achar mais ou menos do que o outro merece .

A verdade é que nós só aprendemos o valor das coisas simples quando não as temos.Damos valor a saúde quando estamos doentes, valor a água quando não a temos, valor ao sol quando esta chovendo, valor a chuva quando o calor nos consome, valor a uma boa companhia quando nos vimos ofendidos pela indiferença de alguém ou quando a solidão nos bate a porta, valor a vida quando nos deparamos com a morte.

Por fim que possamos aprende a desejar  de forma mais simples apreciando o que Deus nos propõe de melhor a nossa volta, pensar de forma mais simples valorizando todas as boas oportunidades que nos cercam e agir de forma mais simples levando em conta que estamos aqui para melhoramos enquanto filhos de Deus em busca de evolução e progresso espiritual, pois o desejo é o começo de tudo, o pensamento é força e a ação é resultado e desta vida não se leva nada do que consegui ter,apenas aquilo que eu consegui ser.

 

Para concluir gostaria de citar uma mensagem de Emmanuel psicografado por Chico Xavier do livro Paz :

 

FÉ E VIDA

 

Por mais que sofras, guarda a fé em Deus e segue adiante, no caminho que a vida te deu a trilhar.

A própria Natureza é um livro de confiança na Providência Divina.

O sol continua brilhando.

Não percas o otimismo.

O trabalho é uma bênção.

Age construindo.

Quem serve aos outros, semeia paz e alegria para si mesmo.

Não lastimes o inevitável.

Se erraste, recomeça a empreitada de ação na qual te comprometeste.

Não te lamentes, nem reclames.

Não creias em vitória do bem, sem árduos problemas a resolver.

Aconselha-te com a paciência em qualquer dificuldade.

Convence-te de que a dor é sempre renovação para o bem.

Evita os assuntos infelizes.

Fala, auxiliando em favor da tranqüilidade e da elevação.

Aprende simplicidade, para que não te vergues ao peso de bagagens inúteis.

Perdoa sempre.

Auxilia aos outros, sem a preocupação de receber o amparo alheio.

Tudo aquilo que fizermos agora, será aquilo que colheremos depois.

Ninguém conquista a láurea do aprimoramento pessoas no transcurso de apenas um dia.

Não reclames dos companheiros ainda inadaptados a entender o amor infinito do Cristo, asas de anjos, quando estão aprendendo a caminhar.