Começa na próxima segunda-feira (03) a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal de Ponte Nova – através da secretaria de Meio Ambiente (Semam) – com apoio do DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento), Organização Ambiental ONG Puro Verde e Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema).
A programação envolve palestra em escolas da cidade, nos dias 03/06, e a ‘1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente – Resíduos Sólidos’, que ocorre em 05/06. Além disso, haverá assinatura de convênio de cooperação mútua entre a Prefeitura, a ONG Puro Verde e o Cetervidas (Centro Terapêutico Recanto da Vida) para apoio logístico no projeto ‘Reciclando o Lixo Tecnológico’ (06/06); e limpeza das margens do rio Piranga com plantio de espécies nativas (07/06).
Conferência
O diretor-adjunto do DMAES, Guilherme Resende Tavares, irá participar das discussões da ‘1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente – Resíduos Sólidos’. Durante a manhã do dia 05/06 serão abordados temas como produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.
Haverá ainda palestra sobre resíduos sólidos, ministrada pelo professor Roberto Francisco de Azevedo, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de apresentação e aprovação de regimento interno e eleição dos delegados para a Conferência Estadual.
As atividades ocorrem de 7 às 13h na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (Amapi), localizada na rua Jaime Pereira, bairro Pacheco.
Convênio Lixo Eletrônico
Buscando destinar adequadamente o lixo eletrônico/tecnológico produzido pela população de Ponte Nova, o convênio de cooperação mútua com a Organização Ambiental Ong Puro Verde e o Cetervidas (Centro Terapêutico Recanto da Vida) será assinado no gabinete do Prefeito Guto Malta na manhã do dia 06/06.
Com a assinatura do acordo a Semam ficará responsável pela logística de transporte de todo o material recolhido pelo projeto ‘Reciclando o Lixo Tecnológico’ – uma iniciativa da Ong – que será encaminhado ao Centro.
Dois técnicos em eletrônica e informática vão trabalhar na desmontagem dos equipamentos e as peças serão armazenadas em containers para evitar a contaminação do solo, os rejeitos também receberão destinação adequada.
Os assistidos pelo Centro também vão participar do projeto, o objetivo é gerar renda com a venda do material, a ser usada em campanhas de educação ambiental da Puro Verde e em implantação de hortas (medicinal e orgânica) no Cetervidas.
Quem se interessar em participar pode encaminhar os materiais para a sede da ONG Puro Verde, localizada na avenida Caetano Marinho, nº 297, Centro Histórico, em frente a Prefeitura. Em caso de dúvida telefonar para 3817-3756.