Na tarde de 27/08, servidores do DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) trabalharam na desobstrução da rede de esgoto da rua Aldo Aviani, bairro Guarapiranga.
O diretor de distribuição da Autarquia, Cláudio Manoel Godoy, explica que foi preciso utilizar um caminhão hidrojato devido ao despejo de materiais inadequados na rede – como pedaços de pano de chão e absorvente -, o que pode provocar danos na tubulação.
É importante saber
A rede de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. Ações simples – como não jogar óleo de fritura e restos de comida na pia e não descartar bitucas de cigarro, fio dental, absorventes, preservativos e pedaços de pano pelo vaso sanitário -, ajudam a evitar problemas na tubulação.
Água de chuva não pode misturar com o esgoto
A população também deve ficar atenta quanto ao despejo indevido de água pluvial na rede de esgoto. Faça uma checagem em sua residência e verifique se a água pluvial possui destinação adequada, caso a tubulação não esteja correta, regularize.
O uso correto da rede de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.