Carregando data e hora...

DMAES informa: água de chuva não pode misturar com o esgoto!

Um dos principais problemas enfrentados pelas concessionárias de saneamento é o lançamento de água proveniente das chuvas na rede esgoto. A população deve ficar atenta quanto à prática, já que o despejo indevido de água pluvial pode causar sérios problemas, como o entupimento e danificação da rede coletora e o retorno do esgoto para o interior dos imóveis.

De acordo com o diretor-geral do DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento), Rogério Pena Siqueira, no período de chuva os problemas na rede de esgoto de Ponte Nova são causados, em sua grande maioria, pelo lançamento de água pluvial. O que foi constatado através de análises técnicas e visitas em campo.

O correto é coletar a água através de calhas instaladas no telhado e conduzi-la para a rede de drenagem pluvial, que é dimensionada para tal. Após passar pela rua e boca de lobo a água da chuva vai para as galerias, que possuem capacidade de absorver grandes volumes, e logo após para córregos e rios. Diferente do que acontece com o esgoto, que é coletado por redes de menor diâmetro e encaminhado para tratamento.

Além da adequação do sistema de escoamento da água pluvial, ações simples – como não jogar óleo de fritura e restos de comida na pia e não descartar bitucas de cigarro, fio dental, absorventes, preservativos e pedaços de pano pelo vaso sanitário -, ajudam a evitar problemas.

É importante saber

A rede de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte e não suporta o volume da água de chuva. Já a saída pluvial possui uma capacidade maior de drenagem e pode reunir a água de chuva, de lavagem e o escoamento de ralos e calhas.

Faça uma checagem em sua residência e verifique se a água pluvial possui destinação adequada, caso a tubulação não esteja correta, regularize. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.

O regulamento do DMAES delibera que não é permitido lançar água pluvial nos ramais de esgoto. Através de fiscalização os infratores serão identificados e notificados; caso não regularizem a situação após 30 dias poderão ser multados. Em caso de reincidência o valor da multa será duplicado e a distribuição de água do imóvel será interrompida.