A estreia do Cruzeiro no novo Maracanã não foi como os cruzeirenses queriam. Ao ser derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, gol marcado pelo carrasco Fred, a Raposa estacionou nos 18 pontos e viu, na partida que também marcou o reencontro do time com Vanderlei Luxemburgo, o Tricolor deixar à zona de rebaixamento na 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Agora o time azul tenta a recuperação diante do Coritiba, no próximo sábado, às 18h30, no Mineirão. Os cariocas visitam a Ponte Preta, no domingo, às 16h.
O jogo
A primeira etapa foi de amplo domínio do Cruzeiro, que desperdiçou várias chances para sair na frente no marcador. A equipe do técnico Marcelo Oliveira aproveitava a fragilidade de um Fluminense que ainda não teve tempo de assimilar o trabalho de Vanderlei Luxemburgo, que assumiu o comando tricolor, substituindo Abel Braga, há menos de uma semana.
Jogando pelas laterais, a Raposa explorava as investidas de Egídio e Mayke, que tinham o voluntarioso Vinícius Araújo como referência. O jovem atacante teve boa presença na primeira etapa sendo responsável por assustar o experiente goleiro Diego Cavalieri em duas oportunidades. Aos 17 min., com um chute frontal, e aos 28 min, quando acertou uma bola na trave.
Presa fácil na defesa e tendo muito trabalho para conter os avanços ofensivos do time mineiro, os cariocas quase não assustavam o goleiro Fábio. Diferentemente de Cavalieri, o camisa 1 estrelado poucas vezes teve que se apresentar para o jogo. E quando isso aconteceu, mostrou o porquê é ídolo do clube.
Quase no fim do primeiro tempo, Fábio impediu o que poderia ser o quinto gol de Fred nos últimos seis encontros do atacante com Cruzeiro. O goleiro cruzeirense defendeu um pênalti cobrado pelo centroavante aos 44 min. e, na sequência do lance, o arqueiro se esticou todo para garantir o 0 a 0 nos 45 minutos iniciais.
A marcação da penalidade, assinalada pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio, foi bastante questionada pelos atletas da equipe mineira.
O susto no fim da primeira etapa não serviu para fazer o Cruzeiro acordar no segundo tempo e o time mineiro viu o Fluminense melhorar após o intervalo. Mais acuado em seu campo defensivo, a Raposa precisou apertar sua marcação para impedir os ataques tricolores.
Depois de desperdiçar várias chances de gol, o time estrelado sofreu um baque que decretou a derrota mineira no Rio. Fred, que havia desperdiçado um pênalti no primeiro tempo, se redimiu e, de cabeça, aos 32 min. do segundo tempo, garantiu o 1 a 0 para o Fluminense.
O TEmpo