Carregando data e hora...

FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO: O “COISO” ANDAVA DE JET SKY QUANDO A BAHIA SE DERRETIA EM LAMA (2021)

Contando que seu rebanho engole tudo o que ele produz, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que Lula está “viajando pelo mundo” e, por isso, não está no Rio de Janeiro visitando as vítimas das chuvas e inundações. Ele fez uma postagem no Instagram. E faz isso de caso pensado. Será que alguém se esquece quando ele foi andar de jet sky na Praia do Forte, em Santa Catarina, quando a Bahia enfrentava enchentes, com dezenas de mortos?

Na verdade, Lula foi de Brasília, onde trabalhou na semana passada, a São Paulo para exames médicos no Hospital Sírio-Libanês, no sábado, 13 de janeiro. E voltou à capital federal no domingo, 14/01, quando ligou para Eduardo Paes e Wagner dos Santos, prefeitos do Rio e de Belford Roxo, para garantir recursos às cidades do estado por conta do temporal. Depois, teve compromissos na segunda-feira e terça-feira, dias 15/01 e 16/01, segundo a sua agenda oficial.

E considerando que é ano eleitoral, Bolsonaro aproveitou para cutucar Paes, candidato à reeleição, enquanto poupou seu aliado, o governador Cláudio Castro, que foi curtir férias na Disney na época em que, anualmente, o Rio de Janeiro vira lama. Bolsonaro só falta relinchar e se isto acontecer, o gado vai acompanhá-lo para fazer coro. Que preguiça!

Bolsonaro abraçou o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Fortes chuvas haviam atingido o Sul da Bahia e o Norte de Minas Gerais no início de dezembro de 2021. Naquele momento, Bolsonaro priorizou uma formatura de aspirantes da Marinha no Rio de Janeiro. Diante de duras críticas, sobrevoou a região, mas usou a tragédia para atacar as medidas de isolamento social que salvaram vidas na pandemia.

Equipes de imprensa foram agredidas por seus seguranças diante de seus olhos em Itamaraju, cidade da Bahia. O “Coiso” não fez nada. Em vez de levar conforto, transformou a morte e a violência em palanque eleitoral.