Carregando data e hora...

Gripe matou quase três pessoas por dia na última semana em Minas

Cinquenta e seis pessoas morreram em Minas, neste ano, vítimas dos vírus Influenza A e B, que provocam a gripe. Somente na última semana foram confirmados 18 óbitos, quase três mortes por dia. Os dados foram divulgado nesta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

De janeiro aos dias atuais, a Secretaria registrou 253 casos de gripe, contra 199 na semana passada e 189 em todo o ano passado, quando 47 pessoas morreram vítimas da doença.

Neste ano, o Influenza A H1N1 foi responsável por 42 óbitos. O Influenza A H3 sazonal matou quatro pessoas e o Influenza B duas. Oito mortes foram provocadas por um vírus da Influenza não classificado.

Ainda de acordo com o balanço, a maioria das vítimas fatais tinha entre 50 e 59 anos.

As cidades que registraram maior número de óbitos foram Belo Horizonte (7), ) Uberaba (6), Pouso Alegre (5) e Ribeirão das Neves (3).

Ações no aeroporto da Pampulha

As chegadas e partidas no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, ganharam mais uma medida preventiva para garantir a saúde e segurança dos passageiros. Até o dia 31 deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), em parceria com a Infraero, disponibilizará no local um guichê de informações educativas sobre a gripe e promoverá abordagens com equipes de mobilização no momento do desembarque dos viajantes. O objetivo da ação é divulgar os cuidados necessários para prevenir a doença, principalmente em locais fechados e grandes aglomerados. A região Sudeste do país está no período sazonal da gripe, por isso, a SES-MG tem fortalecido as ações no Estado, por meio de campanhas preventivas e da mobilização realizada de maneira conjunta com diversos parceiros.

O inverno é a estação do ano mais propícia para a transmissão da gripe. É necessário dar a devida atenção para a doença, que pode até levar à morte. Medidas simples contribuem para a prevenção, como cobrir a boca com a parte interna do braço ao tossir ou espirrar, lavar as mãos com água e sabão sempre que for preciso, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Os possíveis sintomas da doença incluem febre alta, dores musculares, mal-estar, sensação de fraqueza, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, entre outros. Em casos suspeitos da gripe, procure atendimento médico.

Atualizada às 15h49

 

O Tempo