Médicos enfermeiros e outros profissionais que trabalham em UTIs de todo País estão participando de um estudo inédito para melhoria da qualidade assistencial em terapia intensiva. O estudo Checklist-ICU Trial é coordenado em parceria pelo IEP-HCOR – São Paulo, ICEP do Hospital Samaritano – São Paulo e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) com apoio do Ministério da Saúde, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB .
O estudo multicêntrico brasileiro vai verificar se a utilização de checklists, associada à avaliação de metas assistenciais diárias durante a visita multiprofissional e alertas clínicos, pode reduzir a mortalidade hospitalar de pacientes internados em unidades de terapia intensiva.
A pesquisa terá duas fases. Na primeira, serão coletados dados de 60 pacientes consecutivos admitidos em 152 “UTIs” brasileiras. Na segunda fase, parte das UTIs será randomizada para iniciar a aplicação de checklist incluindo avaliação das metas diárias de assistência para 60 pacientes consecutivos.
Dois representantes do Hospital Nossa Senhora das Dores/ HNSD fazem parte deste equipe nacional : o Dr. Márcio Luiz Fortuna Esmeraldo, médico coordenador da Unidade de Terapia Intensiva da HNSD, irá coordenar a pesquisa no Hospital e a enfermeira Leide Damásio será a responsável pela coleta dos dados.
“Pela primeira vez nossa instituição terá oportunidade de participar de um estudo nacional, que resultará em melhoria da qualidade da assistência aos pacientes graves e publicação em nome dos colaboradores dos centros”, Salienta o coordenador do CTI o médico Márcio Luiz .