Carregando data e hora...

Meu cão sabe que fez arte!

MEU CÃO SABE QUE FEZ ARTE!

           

  Quem nunca falou ou escutou essas expressões:

“Meu cachorro já sabe que fez coisa errada”, “Ele tem que saber, senão por qual motivo é que viria com aquele ar de culpa, quando entro em casa?” ou “Meu cão esconde debaixo da mesa depois que faz arte.”.

 

              A antropomorfização é o fenômeno que nos leva a caracterizar sentimentos humanos nos comportamento caninos.

             Muitas pessoas atribuem certos comportamentos que o cão faz, após um erro, como culpabilidade pelo desvio cometido. Essa forma de se comunicar com o animal é extremamente prejudicial a ele.

 

Vou dar um exemplo clássico:

Normalmente quando a pessoa adquire seu cão oferece a ele muita atenção nos primeiros dias e quando a rotina de trabalho volta ao normal o cão é deixado sozinho. 

Essa mudança repentina deixa o animal confuso, já que ele não entende por que ficou só.

Durante esse tempo ocioso, o cachorro vai procurar algo para se distrair, e normalmente investiga o ambiente que o rodeia através da boca e dos dentes, roendo e explorando objetos interessantes.

Durante o dia, também terá necessidades fisiológicas e escolherá locais de maior absorção, como o seu tapete mais caro, para fazer xixi!

Quando o dono finalmente chega em casa, o cachorro corre para recebê-lo, feliz, por reaver sua família. O dono, por sua vez observa o espetáculo medonho que o espera; tapetes com xixi, fezes por todo o lado, móveis roídos, lixo revirado. Imediatamente o dono começa o escândalo de gritos e castigos ao cachorro e resolve fechá-lo em um cômodo sozinho (isso por que o cão já passou horas sozinho) acreditando que castigou o animal pelos erros cometidos durante sua ausência.

No dia seguinte o mesmo ritual se repete. O cão é deixado só, volta a reproduzir os mesmos comportamentos e o dono volta a enlouquecer, punindo-o novamente pelo seu “mau comportamento”.

Ao terceiro dia deste ciclo horrível, quando o dono retorna para casa, a primeira coisa que vê é o cão cabisbaixo. Muitos se escondem debaixo de mesas ou sofás, outros oferecem a barriga ao dono, outros ainda urinam. Estes comportamentos são imediatamente interpretados, pelo dono, como culpa.

 

Simplesmente o que seu cão está tentando fazer é demonstrar sinais de apaziguamento, ou seja, ele aprendeu que após você se ausentar por um longo período ao regressar para casa vai castigá-lo então seria melhor receber o dono evidenciando uma submissão para evitar estresse.

Os sinais de apaziguamento englobam comportamentos como: urinar, deitar e mostrar a barriga, lamber os lábios, caminhar com o corpo rente ao chão, abaixar a cabeça, esconder-se e colocar o rabo entre as pernas, essas são algumas demonstrações que o cão envia para comunicar calma e evitar confrontos.

Esses sinais não significam, de modo nenhum, que o cãozinho sabe que fez alguma arte e aliás, o pobre cão não fez nada de mau, ele apenas se comportou como um cachorro, precisou fazer suas necessidades fisiológicas e fez, já que ninguém estava em casa para levá-lo à rua, ou lhe indicar o local adequado. O cão roeu os sapatos novos, pois foram deixados no chão e tendo o odor do dono fica ainda muito mais atrativo.

Se o cão soubesse que está sendo repreendido pela bagunça que fez, bastaria ser corrigido uma única vez para aprender a não repetir a façanha, de forma a evitar novos castigos no futuro, correto???????????

Tudo o que você faz ao seu cachorro o castigando dessa forma, por algo que ele fez há horas atrás, é ensiná-lo que você é uma pessoa imprevisível, e que a qualquer momento pode puni-lo incondicionalmente, ou seja, sem motivo aparente. O cão perde a confiança no dono, ficando medroso e acuado.

Os cães analisam muito a postura e as mímicas faciais das pessoas, principalmente daqueles mais íntimos e pela forma como você aborda seu cachorro dá indícios de que algo está errado e seu cão, já condicionado, se mostra temeroso e submisso para evitar broncas, portanto a verdade é que o seu cachorro está prevendo um estresse tentando amenizar a situação pela forma como você se comporta e não por lembrar o que fez de errado. Cães detestam brigas, poupe o seu companheiro dessas situações que não são em nada benéficas a ele.

Foque em ensinar para o seu cão o que ele pode fazer, o que é correto. Lembre-se de que a memória canina é diferente da nossa, o cão precisa ser corrigido ou elogiado assim que realiza uma tarefa, passado um tempo curto de poucos segundos ele já não relaciona mais o motivo do agrado ou da bronca ao ato cometido.

Quando o cãozinho estiver só, restrinja os locais de acesso na casa. Se o cachorro não tiver acesso ao sofá não vai roê-lo, se os sapatos não forem deixados no chão não serão destruídos e separe um local com jornal ou tapete higiênico para que ele possa fazer suas necessidades fisiológicas. 

Retire os tapetes do chão, ou outros tipos de objetos, que por ventura seriam alvos dos dentinhos do seu cachorro. Deixe vários brinquedos recheados de ração para ele se ocupar e poder roer a vontade. Cães adoram mordiscar e tendo várias opções para ele se distrair ajuda muito.

Existem vários brinquedos no mercado pet que você pode utilizar nesse segmento de treino, são chamados de Kongs e podem se recheados com ração ou patê próprio para cachorro.

Veja as fotos:

Prepare tudo para que o seu cão tenha excelentes oportunidades de acerto, evitando proporcionar erros fica mais fácil educar. Assim que o seu cachorro aprender o que pode e o que não pode fazer poderá ficar livre em casa durante sua ausência.

Uma dica importante é organizar os seus horários para antes de você sair de casa levar o cão para passear, desse modo o cachorro voltará cansado e relaxado ocupando algumas horas do dia dormindo. Gastar a energia dele é um dos fatores principais para garantir êxito nesse treino.

Caso se depare com alguma arte, ignore o ocorrido, faça suas atividades normalmente, dê atenção ao cão e depois de um tempo coloque-o em um cômodo de forma que ele não consiga ver você limpando e organizando a bagunça, após tudo arrumado pode liberá-lo (mas lembre-se, isolar o cão até você organizar o ambiente, não é castigo, é apenas para ele não relacionar a sua atitude com a arte e querer repetir esse erro para chamar sua atenção).

 

Acima de tudo, assim que chegar em casa ofereça um bom tempo para dar atenção e carinho a seu cão. Ele passou o dia inteiro à sua espera, e o que mais quer é estar contigo e partilhar a alegria de lhe ter como dono.

 

Saiba mais acessando:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=371522982953713&set=a.379769868795691.1073741833.359954727443872&type=3&theater

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=361181390654539&set=a.379769868795691.1073741833.359954727443872&type=3&theater