Carregando data e hora...

Minas recebe vacinas contra a Dengue: até o momento, não há previsão de recebimento em Ponte Nova e região

Neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) recebeu aproximadamente 116 mil doses da vacina contra a dengue – a Qdenga. Até o momento, dos 853 Municípios mineiros 51 receberam a imunização.

Para distribuir o material, o Governo Federal utilizou critérios da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde (OMS). As Secretarias Regionais de Saúde (SRS) que receberam deveriam ter ao menos um Município de grande porte – com mais de 100 mil habitantes, que tiveram alta transmissão de dengue e com a predominância do sorotipo Denv-2.

Por estes motivos, a SRS de Ponte Nova não recebeu, até o momento, os imunizantes. Sabendo que nenhum Município possui mais de 100 mil habitantes e o sorotipo predominante na região é o Denv-1, de acordo com dados da SES-MG.

O público que receberá a vacina inicialmente é de crianças de 10 e 11 anos, tendo em vista que é a faixa etária que possui maior número de hospitalizações. Quanto aos idosos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não liberou a vacinação.

Os especialistas ainda alertam que a maior prevenção contra a Dengue é evitar a proliferação dos mosquitos. Por isso, sempre verifique se em sua residência possui algum foco.

Tipos de vírus

A dengue possui 5 tipos de vírus: Denv-1, Denv-2, Denv-3, Denv-4 e Denv-5. O Denv-1 foi identificada por pesquisadores em Roraima em 1981. Após 5 anos, em 1986, começou a circular no restante do Brasil. O Denv-2 foi detectado pela primeira vez em 1990. E esses são os dois tipos que têm predominando no País nos últimos 4 anos.

Por isso, caso tenha a recomendação médica de realizar o exame de constatação da dengue, não deixe de fazer. Para que os gestores e os pesquisadores saibam qual tipo está circulando no local.

Rádio Ponte Nova