Carregando data e hora...

O que fazer diante de tanta tristeza ?

A Melancolia

 

“Sabeis por que uma vaga tristeza se apodera por vezes dos vossos corações e voz faz achar a vida tão amarga?” Evangelho Seg. Espiritismo cap. 5 ( FRANCOIS DE GENEVE ,BORDEAUX )

 

   Essa tristeza pode vir por alguma coisa ou situação que nos tire de nossa zona de conforto, de nossa rotina. (a morte de alguém, a perda do emprego, uma violência ).Alguma coisa que nos remeta a um passado próximo ou a algum acontecimento de outras vidas que esta registrado em cada um de nós  .Um cheiro ,  uma cor , uma musica , uma imagem , uma situação , bagagens de outras situações e vidas .

   O Padre Fabio de Melo nos conta que descobriu que era pobre quando entrou na escola, que viu que seu coleguinha tinha uma cx de lápis de cor de36 cores e a dele era de 12.

   A realidade, a verdade  muitas vezes nos faz sentir melancólicos , enfermidade física ( o sentir dor ) , a limitação física , problemas financeiros , problemas afetivos .

   Diante de tantos agentes que nos contrariam e nos faz sentir triste, nos deparamos em estado de melancolia, e ai, o que fazer?

   Para que possamos entender melhor o que seria então esta melancolia:

   No dicionário nos falar que melancolia seria um estado mórbido de tristeza. Sensação de incapacidade, perda de interesse pela vida, podendo evoluir para ansiedade, insônia, delírios de auto-acusação, e até tendência ao suicídio.

   Resumindo: Estado de prostração física ou moral

   Melancolia foi o nome dado a esta prostração antes do século 16 que foi  quando começou a ser chamada de o que conhecemos hoje como depressão .

 

TEMOS DADOS DA REVISTA SUPER INTERESSANTE QUE FALA QUE MAIS DE 5 % DA POPULAÇÃO MUNDIAL (350 MILHOES DE PESSOAS) TEM DEPRESSAO. SE EXISTISSE UM PAIS PARA OS DEPRESSIVOS SERIA O QUARTO PAIS MAIS POPULOSO DO MUNDO.

QUASE 10 % DOS BRASILEIROS TÊM DEPRESSAO.

 

   Por que será que tantas pessoas sofrem dessa forma tão aguda?

Hoje podemos ver que nossos valores, nossas prioridades são fatores determinantes para sofrermos ou não.

   Em todas as épocas da humanidade ouve tristeza dor e sofrimento, e sempre ouve pessoas que conseguiam ser felizes mesmo diante da dor e do sofrimento aparente.

   Vale citar o filme “A vida é bela”, um  campo de concentração que para o filho daquele homem não passou de uma grande brincadeira .

 

MOMENTO DE TRISTEZA TODOS NÓS TEMOS ,NÓS NÃO PODEMOS É DEIXAR QUE  ESSES MOMENTOS SE TORNEM PATOLOGICOS OU SEJA DOENÇA.

 

NO MOMENTO EM QUE EU, ULTRAPASSO ESSE MOMENTO DE TRISTEZA E VIVO EM CONSTANTE TRISTEZA, É HORA DE BUSCAR AJUDA DE ESPECIALISTAS, DO CORPO E DA ALMA.

 

   Também na revista Superinteressante nos fala: “A CADA  10 PESSOAS QUE SOFREM DE DEPRESSAO APENAS 3 PROCURAM  AJUDA”  (médica)

   No Evangelho Segundo Espiritismo nos fala “doente é o espírito e não o corpo”

   O corpo sente o reflexo do espírito, do perispirito, que esta com dores, com sofrimentos.

   Quando mais sofre o Espírito mais sofre o corpo. Mas nem sempre quando o corpo sofre, sofre também o espírito, neste caso já é uma questão de querer ou não sofrer.

    A grande verdade é que com tanto consumismo e facilidades, desaprendemos a lidar com as tristezas e dificuldades da vida. Falo isso por que outro dia fiquei cerca de uns 15 a vinte minutos desanimada por que havia ficado sem água la em casa e teria que tomar banho na casa de outra pessoa. Um exemplo pequeno para que possamos visualizar o que pode desencadear dentro de nós, a tristeza quando saímos de nossa zona de conforto, quando somos contrariados a nossa vontade. A perda de um celular, de um ônibus, uma fila grande, o dia sem sol tudo pode ir contra a nossa vontade.

   É bem verdade que a ciência hoje comprova que a parte do cérebro, de nossos neurônios, controla muito nossas emoções e sensações, de bem estar de raiva, e que dependendo do que sentimos liberamos hormônios de bem estar como a serotonina ou, toxinas no nosso corpo que podem vir a nos fazer mau , e hoje por sua vez já temos vários antidepressivos que vão preenchendo essa possível ausência num individuo depressivo . Existem também predisposições orgânicas, hereditárias destas deficiências de hormônios.

 

   Sobre isso, também na revista Superinteressante relata uma pesquisa feita de um psiquiatra americano com 3 mil pacientes, e metade tomou o remédio normal e a outra metade tomou remédio de açúcar . A surpresa foi que quem tomou o remédio convencional melhorou 75% da depressão e quem tomou o remédio de açúcar  melhorou consideráveis 50 % . Apenas 25 % foram melhora do medicamento e 50 % foi da vontade do crer de quem o tomava.

   E o Evangelho nos esclarece mais uma vez dizendo:

“É o vosso Espírito que aspira à felicidade e a liberdade e que, preso ao corpo que lhe serve de prisão, esgota-se em vãos esforços para dele sair. Mas, vendo que são inúteis, cai no desencorajamento, e o corpo, suportando sua influencia, a languidez o abatimento e uma espécie de apatia se apoderam de vós e vos achais infelizes.” (FRANCOIS DE GENEVE, BORDEAUX)

   A depressão pode levar a morte, a pessoa deixa de se alimentar, de se exercitar, e as vezes que sair dali, daquele estado como diz Divaldo Pereira Franco “de morte em vida” que chega a cometer o suicídio, que é um engano muito grande, pois logo a seguir se depara com a verdade da vida espiritual.

  Como no caso de Judas que é relatado em várias literaturas espíritas que se suicidou, pois não agüentou a culpa que sentia por ter entregado Jesus, e não teve estrutura para reerguesse desta situação.

   Precisamos aprender a trabalhar com aquilo que nos contraria  em qualquer área de nossa vida.

   Precisamos aprender a aceitar a nossa condição, aceitar o que nós somos e o que nós temos também, tanto moralmente quando espiritualmente para que partindo de uma alto aceitação possamos trabalhar em prol de nosso futuro.

 

   No momento em que o Padre Fabio conta que descobriu na escola que era pobre ele fala que queria ir embora de qualquer forma e fez xixi na calça e a professora não vendo outra saída, o mandou para casa. No segundo dia ele fez a mesma coisa, no terceiro dia sua mãe mandou uma muda de roupa e a partir daí ele descobriu que teria que enfrentar aquela realidade, aquela dificuldade e seguir em frente.

   Nós fugimos de nossas dores, daquilo que nos contraria e refugiamos dentro de nós, nos fechamos em nosso ser, e como disse o Evangelho, lutando para sair de tudo o que nos acontece e nos entristecem hoje.

   É MUITO COMUM O MELANCOLICO, O DEPRESSIVO DORMIR ALÉM DO NORMAL, É O NOSSO ESPIRITO FUJINDO DA REALIDADE DA MATERIA, QUANDO DORMIMOS ESTAMOS LIVRES TENPORARIAMENTE DE TUDO QUE NOS AFLINGE AQUI NA TERRA.

   É POR ISSO QUE É IMPORTANTE QUANDO CONSTATADO UM  QUADRO DE DEPRESSAO A BUSCA PELO EQUILIBRIO FISICO , ATRAVEZ DE TRATAMENTOS PSICOTERAPEUTICOS E MEDICAMENTOS PARA AJUDAR A REEQUILIBRAR O CORPO E A TERAPIAS PISCOTERAPEUTICAS QUE A CASA ESPIRITA NOS OFERECE.

– REUNIOES PUBLICAS (BONS ENSINAMETOS )

– ESTUDOS  – Psicoterapia Preventiva

– ATENDIMENTO FRATERNO, CONVERSAR SER OUVIDO E OUVIR COISAS BOAS.

– PASSE E AGUA FLUIDIFICADA

– A PRECE ( GRANDE AGENTE DE EQUILIBRIO NOS MOMENTOS DE TORMENTA) AFASTA AS MAS INFLUENCIAS .

 

Não só nas Casas Espíritas  mas em todas as religiões,  temos sempre quem pode acolher um sofredor em um momento de conversa, água fluidificada ou benta a nomenclatura não importa, prece ou oração em fim, o importante é buscar a Deus nos momentos de dificuldade e dor.

 

 

Kardec dizia “não existe doenças e sim doentes”

   O Espiritismo não tem como função a cura de corpos e sim de almas e uma vez a alma curada o corpo por sua vez sofre melhoras.

   A saúde do corpo e do espírito devem andar juntas, pos isso uma casa espírita não pode jamais abolir o uso da medicina da vida de alguém, isso estaria indo contra princípios básicos da doutrina, que é o cuidado do corpo e da alma.

   O Evangelho Segundo o Espiritismo no capitulo 5 Melancolia continua :

“ Crede- me! Resisti com energia a essas impressões que enfraquecem em vós a vontade. Essas aspirações para uma vida melhor são inatas no Espírito de todos os homens,mas não as procureis neste mundo, e no presente , quando Deus nos envia seus Espíritos para vos instruírem sobre a felicidade que vos reserva, esperai pacientemente o anjo da libertação que deve vos ajudar a romper os laços que mantém vosso Espírito cativo .Pensai que tendes a cumprir, durante vossa prova sobe a Terra, uma missão de que não suspeitais , seja em vos devotando à vossa família, seja cumprindo os diversos deveres que Deus vos confiou. E se as inquietações , os desgostos se precipitarem sobre vós, sede forte e corajoso para suportar. Afrontai-os francamente, eles são de curta duração e devem vos conduzir para perto dos amigos que chorais , que regozirajão com a vossa chegada entre eles, e vos estenderão, os braços para vos conduzir a um lugar onde os desgosto da Terra não tem acesso.”( FRANCOIS DE GENEVE ,BORDEAUX )

   Falamos de motivos e causas, nos parece muito fácil sair ou que alguém saia de estado de melancolia, de depressão.

  É necessário como disse nosso irmão, força, firmesa, e como já vimos é o que menos nós temos no momento que estamos passando por esse estado de melancolia ou depressão. Por isso a importância do reequilibrio físico, do retorno da alimentação da atividade física, do falar do ouvir, do conviver, e principalmente da busca do preenchimento do vazio que existe neste momento de melancolia.

   A dificuldade de visualizarmos a depressão parte do fato que a dor não tem unidade de medida , o sofrimento não se vê , não se pega , é preciso respeitarmos a dor e o sofrimento alheio , e é preciso que aquele que sofre queira deixar de sofrer e lute.É preciso uma mudança de comportamento moral .Mudança de pensamento . Atrair para perto de mim entidades boas, ouvir meu anjo guardião.  Ter a convicção e aceitação de que não somos doentes e sim estamos doentes e podemos mudar o nosso estado. É preciso que tenhamos olhos de piedade, de compaixão e amor para com estes que sofrem.

   Importe respeitar as nossas dificuldades, nossos limites, respeitar os nossos medos e trabalhar com eles para que não venhamos a deixar que seja maior do que é e não venhamos duplicar o nosso sofrimento.

  Ser honesto com o que somos e dar valor a o que realmente merece nossa atenção.

  Procurar SER E NÃO TER .Por que TER pode ser difícil dependendo do que queremos, agora ser só depende de nós .

  Divaldo Pereira Franco conta a Historia de uma senhora que se encontrava em estado depressivo já a algum tempo, e seu medico foi a visitar em sua casa, e logo na entrada se deparou com um móvel cheio de convites de casamento , festas de aniversario, e caminhando pela casa junto com aquela senhora , ele viu que ela tinha grande cultivo de violetas. Vendo aquilo a incentivou a mandar violetas para aquelas pessoas que haviam lhe agraciado com um convite. E ela assim fez, quando os convites continuaram chegando e as violetas acabaram , ela se viu na necessidade de comprar mais e assim começou a sair de casa e ir a floricultura e assim voltando aos poucos ao convívio. Ela buscou nas violetas uma fonte de ser útil.

 

Divaldo Pereira Franco nos diz:

– Tornar-se útil, fazendo o bem ao próximo para sentir-se necessário  

– Buscar a prece constantemente

– Não aceitar o mau em nossas vidas.

   E ainda diz que se temos alguém assim em nossa família, não revoltemos contra ele ou exijamos que reaja, pois ele se sente morto por dentro, o corpo não responde. O Ame, o trate com afeto, incentive o tratamento mesmo que ele não queira, pois se fazemos parte de uma família, fazemos parte da situação também.

  

   Padre Fabio fala  “TENHA PRESSA EM SER FELIZ”

 

   JOANA DE ANGELIS MENTORA DE DIVALDO NOS AGRACIA COM ESSA LINDA AJUDA PARA QUE REFLITAMOS:

 5 ITENS PARA A FELICIDADE:

 

1- A VIDA É BELA ( É BELA )

2- EU NASCI PARA AMAR (E NÃO PARA SER AMANDO)

3- EU NASCI PARA SERVIR (E NÃO PARA SER SERVIDO )

4- O MAU QUE ME FAZEM NÃO ME FAZ MAU , MAS O MAU QUE EU FAÇO ME FAZ MAU ( ME TORNO UMA PESSOA MAU )

5- A SOL DENTRO DE MIM ( A UMA SENTELHA DE LUZ DENTRO DE NÓS, BUSCAR ESTA LUZ DENTRO DE NÓS , QUE ELA VENHA DE DENTRO PARA FORA )

   Leitores que possamos abandonar o pessimismo, evitar os maus hábitos, desapegar dos falsos valores materiais e espirituais, das queixas. Que venhamos buscar a terapia preventiva da depressão, a ajuda do maior psicólogos que já esteve aqui na terra, Jesus. Busquemos nele a cura de nossas dores e sofrimentos e com certeza teremos êxito nas nossas batalhas. Desejo a todos força e aceitação para seguir esta jornada que é a nossa vida até o fim e busque sempre em Jesus a força e a vontade que vos falta .