Carregando data e hora...

POLÊMICA: ÓLEO DE COCO EMAGRECE? SERÁ QUE É VENENO?

 

Nesta sexta-feira, último dia de agosto, vamos falar sobre a polêmica que envolve o uso de óleo de coco para emagrecimento. Buscamos o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), presidida pelo médico Alexandre Hohl, e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), presidida pela Dra. Cintia Cercato.

Assim eles se manifestaram, assinado um documento difundido nas redes sociais e nos sites da SBEM e da ABESO. Escutem com atenção o que eles disseram:

01 – considerando que muitos nutricionistas e médicos estão prescrevendo óleo de coco para pacientes que querem emagrecer, alegando sua eficácia para tal propósito; 

02 – considerando que não há qualquer evidência nem mecanismo fisiológico de que o óleo de coco leve à perda de peso; 

03 – considerando que o uso do óleo de coco pode ser danoso para os pacientes devido à sua elevada concentração de ácidos graxos saturados, como os ácidos láurico e mirístico;

04 – A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica posicionam-se frontalmente contra a utilização terapêutica do óleo de coco com a finalidade de emagrecimento, considerando tal conduta não ter evidências científicas de eficácia e apresentar potenciais riscos para a saúde.

 

Para terminar, os dirigentes das 02 (duas) entidades também não recomendam o uso regular de óleo de coco como óleo de cozinha, devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e pró-inflamatórias. É preferível usar óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas, como soja, oliva, canola e linhaça, com moderação.