Carregando data e hora...

Ponte Nova Leite reúne pecuaristas leiteiros de toda a região

A fazenda experimental da Epamig, na cidade de Oratórios, saiu da rotina na qual são desenvolvidas diariamente as suas atividades de pesquisa e extensão. No último sábado (18), foi realizado em suas instalações o 1° Ponte Nova Leite. A primeira edição reuniu participantes de diferentes regiões do estado, inclusive comitivas de outras unidades federativas como Rio de Janeiro e Bahia.

 

O evento, que teve a participação de aproximadamente 500 pessoas envolvidas com a produção e manufatura do leite na região de acordo com informações da organização, aconteceu durante todo o dia e teve como foco o incremento na capacitação técnica da cadeia de produção da commodity.

 

Programação

 

As atividades foram iniciadas após o café da manhã e se estenderam até o final da tarde. Palestras e trocas de experiências a respeito da pecuária leiteira foram realizadas com o intuito de conscientizar e capacitar os produtores rurais sobre as melhores práticas no campo.

 

Na seqüência da programação, foram montadas aulas de campo quatro estações rotativas de trabalho, nas quais os instrutores explicaram de maneira detalhada diferentes técnicas de manejo do gado, descanso e adubação do solo, além dos implementos agrícolas (máquinas e produtos) que facilitam, agregam valor e diminuem o custo de produção do leite e seus derivados.

 

Os técnicos ainda apresentaram técnicas de limpeza e cuidado na retirada do leite através de ordenhadeira mecânica, bem como a tecnologia utilizada na construção de baixo custo de fossas sépticas, também empregada na produção de adubo orgânico – nesse caso, destinado à aplicação em pomares.

 

Apresentação do PAJ

 

Outra novidade foi o lançamento do Programa de Aprimoramento do Jovem Produtor Rural (PAJ). O objetivo é disponibilizar informações e orientações técnicas aos jovens rurais, além de contribuir com a sua visão crítica da realidade, com vistas à opção pela atividade tradicionalmente exercida em sua unidade produtiva familiar.

 

A iniciativa é resultado de esforços conjuntos da secretária de estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, do prefeito Guto Malta, do vereador Leo Moreira, da Epamig, da Emater, além da Embrapa e da Porto Alegre.

 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Márcio Daniel dos Santos, endossou que o objetivo do programa é fomentar a política de manutenção do jovem no campo.

 

“A importância do PAJ é levar, até os jovens produtores, novas técnicas de produção e aprimoramento que vão acrescentar valor àquilo que é produzido nas propriedades rurais”, afirmou.

 

Para o diretor administrativo do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Minas Gerais e diretor presidente da Porto Alegre, João Lúcio Carneiro, o evento teve a adesão de diversos segmentos e contribui no apoio à competitividade dos produtores rurais.

 

“O evento começa com o pé direito. Foi muito prestigiado por empresas entidades e produtores. O Ponte Nova Leite é uma grande iniciativa já que a região possui grande aptidão leiteira. É preciso apoiar o produtor para que ele produza, cada vez mais, com qualidade e rentabilidade”.

 

Promoção e apoio

 

Realização: Prefeitura Municipal de Ponte Nova, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Epamig, Emater, Embrapa, Laticínios Porto Alegre, Rações Porto Alegre, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Posto Serra do Brigadeiro, Sicoob, Atac, Univiçosa/Esuv, ABC, Comércio e Representações e Cremasco.

 

Apoio: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas

Gerais (FAEMG), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Do Piranga (Amapi), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, do vereador Leo Moreira e da Câmara Municipal de Vereadores, entre outros parceiros.