A Prefeitura de Ponte Nova, através da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), firmou parceria com a Secretária Estadual de Saúde (SES) para repasse de recursos destinados ao diagnóstico de câncer de mama. Os recursos são provenientes do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama e o Termo Aditivo ao Termo de Compromisso (nº 2012/12) foi assinado no mês de abril.
Segundo o termo, a SES vai ressarcir ao município, via Semsa, o valor de mil reais por mulher com classificação Birads* 4 (achados suspeitos de malignidade, mais de 20% de risco), 5 (achados altamente sugestivos de malignidade, mais de 75% de risco) ou 6 (biópsia prévia com malignidade comprovada, 100% de risco) que tenha sido diagnosticada e iniciado o tratamento dentro do prazo de 30 dias.
*O BIRAD – “Breast Imaging Reporting and Data System” – padroniza os diagnósticos das mamografias, fornecendo sugestões de condutas apropriadas, baseadas em dados científicos.
O Câncer de Mama
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)
Número de mortes: 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres (2010)
**Com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA)