Estudantes de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) estão aptos a realizar estágio acadêmico nos postos de saúde do município. Por meio de convênio firmado entre a prefeitura e a instituição de ensino, os alunos serão acompanhados e supervisionados por médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e professor da Ufop.
Desde a última segunda-feira (8), quatro estagiários iniciaram suas atividades nas UBS’s do bairro Pacheco e Santo Antônio. Os acadêmicos cursam o sétimo período de medicina na cidade vizinha. A cooperação entre a prefeitura e a Ufop visa integrar o conhecimento acadêmico ao dia-a-dia da prática profissional.
De acordo com texto do convênio, os estudantes recebem da prefeitura bolsa de estudos, transporte e moradia. O objetivo é aproximar e experimentar as técnicas universitárias em conjunto com as atividades praticadas nos postos de saúde.
O convênio menciona que a oportunidade se traduz em um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, não-empregatícia. Além disso, constitui-se como uma iniciação ao trabalho que acontece em situações reais de vida e de trabalho em saúde.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a expectativa é de que o convênio “estimule o crescimento profissional dos membros das equipes, a melhora do atendimento, e que os acadêmicos possam contribuir com novas ideias, em contato direto com o público do Sistema Único de Saúde (SUS)”.