Carregando data e hora...

Prefeitura participa da primeira capacitação do PAJ

A Fazenda Experimental Vale do Piranga (FEVP/EPAMIG), no município de Oratórios, recebeu hoje (24) diversas autoridades e jovens inscritos na primeira turma do Programa de Aprimoramento do Jovem Produtor de Leite (PAJ). O local, abrigo do primeiro encontro do PAJ, vai sediar o programa piloto em Minas Gerais.

O PAJ tem como objetivo disponibilizar informações e orientações técnicas aos filhos de produtores rurais de leite da região, além de contribuir com a sua visão crítica da realidade, com vistas à opção pela atividade tradicionalmente exercida em sua unidade produtiva familiar.

Com carga horária de 40 horas aulas, o PAJ vai tratar de temas inerentes às boas práticas de produção agropecuária na atividade de bovinocultura de leite. As horas serão divididas em aulas teóricas, com maior ênfase na vivência prática.

O PAJ é fruto das articulações do prefeito Guto Malta, da Empresa de Assistência Ténica e Extensão Rural (Emater/MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Laticínios Porto alegre e do vereador Leo Moreira com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru).

O prefeito Guto Malta, em seu pronunciamento, deixou mensagens de incentivo aos jovens produtores rurais envolvidos com a cadeia do leite.

“Esta é uma oportunidade de ser qualificados, vocês serão muito mais do que a primeira turma de jovens qualificados, vocês serão multiplicadores, nós estamos iniciando aqui um processo de transformação da comunidade rurais de Ponte Nova e da região do Vale do Piranga”, afirmou.

Assistiram à aula

Estiveram presentes no primeiro dia de aula o prefeito Guto Malta, o secretário de Desenvolvimento Rural, Márcio Daniel, o assessor especial, Henrique Mosqueira, o presidente da Emater, Deonir Dal Pai, os extensionista da Epamig, Luciano Jacob e Manoel Lúcio Morais, a zootecnista da Sedru, Aline Colombari, o gerente de Captação de Leite da Porto Alegre, Jefferson Brizon, e o vereador Leo Moreira.