Passados 20 anos sem iluminação, o campo do bairro Ana Florência recebe refletores e sistema de energia através do Programa Campos de Luz, do Governo de Minas Gerais. Na última quinta-feira (25), foi realizado teste da iluminação, com o objetivo de finalizar detalhes para a inauguração.
O campo iluminado possibilita que a população faça uso de suas dependências para treinos durante semana no período da noite e também aos finais de semana como estava sendo feito, além de diminuir o risco de vandalismo e violência.
O Programa Campos de Luz é uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Governo, e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Este programa consiste na realização de obras de iluminação e adequação de equipamentos em campos de futebol amador e também em campos de comunidades carentes.
Para que o Príncipe Verde fosse contemplado com iluminação, houve articulação da vereadora Patrícia Castanheira com o Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. A tarifa da energia consumida pelos refletores corresponde à tarifa de iluminação pública da cidade.
O prefeito Guto Malta participou do teste acompanhado do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Rafael Pacheco e do vereador Anísio Filho. Em sua fala, o prefeito destacou a importância do esporte nas comunidades como forma de desenvolvimento social, cultural e da juventude, além de questões que envolvem o bem-estar e a saúde da população que vai utilizar o campo.
O programa
Criado em 2004, o Programa Campos de Luz baseou-se em um programa social realizado em Nova York, nos Estados Unidos, no qual constatou-se a diminuição do índice de criminalidade e vandalismo a partir da iluminação de quadras de basquete pela prefeitura local.
A partir de então, percebeu-se que essa iniciativa poderia ser aplicada nos campos de futebol amador em Minas Gerais, objetivando a melhoria na qualidade de vida das comunidades, através do esporte e da cultura.
Todos os campos atendidos pelo programa possuem dimensões compatíveis com a prática de futebol, pertencem à prefeitura ou estão localizados em área pública, têm vínculo com um clube de futebol amador e possuem vestiários e alambrado ou cercamento, entre outros pré-requisitos para sua inclusão no Campos de Luz.
*com informações da Cemig