Carregando data e hora...

Projeto da ETE é apresentado em reunião do Codema

Com a finalidade de informar os representantes do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o projeto técnico da obra foi exposto na reunião mensal do órgão, na última quarta-feira (03).

A apresentação do empreendimento ficou a cargo do diretor-adjunto do DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento), Guilherme Resende Tavares. Além de detalhar a implantação, ele discorreu sobre o ‘Plano Diretor de Esgoto’ de Ponte Nova e solicitou apoio do Conselho para aprovação da estação.

De acordo com Guilherme, a ETE trará vários benefícios para a cidade, entre eles geração de emprego, incremento do IDH (índice de desenvolvimento humano) municipal, incentivo de investimentos do setor privado e expansão urbana sustentável.

O diretor-geral da Autarquia, Rogério Pena Siqueira, também participou do encontro, inclusive esclarecendo dúvidas dos presentes. Entre elas a do presidente do Codema, Nelson José Gomes Barbosa, que questionou sobre o cronograma de implantação da estação.

De acordo com Rogério a resposta do Ministério das Cidades será divulgada em agosto, caso a verba solicitada para construção da ETE seja aprovada, a licitação será iniciada e prevê-se conclusão em, no mínimo, seis meses. Depois disso a obra irá demorar cerca de um ano e meio até ser concluída e mais seis meses para começar a operar. “Com tudo dando certo,  a operação plena da ETE se dará em dois anos e meio”, resumiu ele.

Ficará à disposição dos conselheiros uma cópia do projeto da ETE e toda a documentação referente ao licenciamento ambiental que foi entregue a Superintendência Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata (Supram).

 Audiência Pública

Na mesma reunião Nelson informou que o Codema previa realização de audiência pública para discutir a ETE em 16/07, na Rasa. Porém, integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal (PN) sugeriram o adiamento da solenidade. Os conselheiros então determinaram – por votação – que a audiência será no dia 06/08.

Por fim ficou decidido que as regras da audiência serão estipuladas em reunião entre representantes do Codema, DMAES e Câmara, ainda sem data definida.