Na tarde da segunda-feira, dia 1º de julho, o Secretário Geral da ONG Puro Verde, Ricardo Motta, assinou o contrato com a Petrobras que repassará recursos da ordem de R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), através do Programa Petrobras Ambiental. Os valores serão usados na recuperação da mata ciliar do rio Piranga nas cidades de Guaraciaba, Ponte Nova, Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Barra Longa. A assinatura do contrato teve a participação da coordenadora técnica do projeto, a engenheira agrônoma, Ana Paula Servulo de Andrade e o Diretor de Atividades Culturais, Felipe Polesca.
O “Projeto Rio Piranga” vai recuperar áreas de preservação de nascentes e dos cursos de água dos rios Piranga e Doce, localizadas em área rural e urbana com características rurais, de propriedades privadas e públicas com objetivo de reverter os processos de degradação do solo, de recursos hídricos e a preservação e recuperação da capacidade de aqüíferos subterrâneos e ações de melhoria de qualidade e da quantidade de água.
Mais de 32 mil pessoas serão atendidas direta e indiretamente durante os dois anos de duração do projeto, que prioriza também a educação ambiental através de palestras, encontros, Dias de Campo (com apoio do IEF e Emater), eventos lúdicos como abraço ao rio Piranga, seminário, encontros com produtores rurais, distribuição de sementes, além de curso de capacitação de gestores municipais, lideranças comunitárias e professores. Pela proposta, a ONG Puro Verde vai plantar 134.445 mudas de espécies nativas em trechos do rio Piranga, numa extensão de 80 km, sendo 40 km de cada margem, perfazendo 240 hectares. 60 nascentes serão preservadas.