Visando melhorar a qualidade de vida da população do bairro Novo Horizonte, o DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) realiza obra para implantação de aproximadamente 400 metros de rede de esgoto próximo ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
A obra, um antigo anseio da população, precisou ser feita já que foram construídas instalações (residenciais) abaixo do nível da rede de coleta de esgoto que atende a rua Edson Nogueira Gomes. Com isso, não era possível realizar a ligação.
Alguns moradores precisaram utilizar a fossa negra – unidade de tratamento de esgoto doméstico fora das normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que não trata adequadamente o esgoto. Tal prática tende a ser prejudicial à saúde da população e ao meio ambiente, uma vez que pode contaminar o lençol freático e causar afundamentos de terra.
A nova rede de esgoto irá beneficiar principalmente os moradores da Edson Nogueira Gomes, mas vai atender também a creche que está sendo construída no bairro, que terá capacidade para cuidar de cerca de 240 crianças.
Maria Imaculada Lopes de Freitas é moradora do Novo Horizonte e comemora a instalação da nova rede de esgoto. “É uma alegria muito grande para nós, a felicidade está reinando na rua [Edson Nogueira Gomes]. A fossa é um problema de saúde e dá mau cheiro”, destacou ela.
Ainda de acordo com Imaculada, cerca de treze casas que atualmente utilizam a fossa vão poder direcionar o esgoto para a nova rede. Os trabalhos começaram na última quarta-feira (17) e devem durar aproximadamente um mês.