No dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a cidade mineira de Rio Doce, um dos 16 municípios filiados à AMAPI, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, levou até a população e visitantes, fotos do “Caminho de São José”, além de poemas e músicas. A exposição aconteceu na praça principal da cidade com o principal objetivo de envolver a comunidade, mostrando as belezas naturais da cidade de Rio Doce. O tema da exposição foi: “Quanto mais cuidarmos do meio ambiente, melhoramos a qualidade de vida”.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU, em 1972, para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas/Unep. O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.
Em 2013, a ONU chama a atenção para o desperdício de comida. Segundo a organização, são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente – o equivalente a um terço de toda a produção mundial. Somente nos chamados países desenvolvidos, são 222 milhões de toneladas desperdiçadas – quase o mesmo produzido em toda a África Subsaariana, 230 milhões. De acordo com o Unep, em todo o planeta, uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome e, a cada ano, 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem por desnutrição.
Texto produzido com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Doce.
Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI
e-mail: jornalamapi@gmail.com
(31) 3881.3408