Em uma apresentação espetacular, o Sada Cruzeiro não tomou conhecimento do Sesi e venceu a primeira partida da série que definirá um dos finalistas da Superliga de Vôlei, por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/14 e 25/22. A partida foi disputada no Ginásio do Riacho, em Contagem, na noite deste sábado. O grande destaque da partida foi o levantador William, eleito o melhor em quadra. Esta ainda foi a primeira vitória dos mineiros frente aos paulistas nesta temporada. O Sesi havia vencido as duas partidas da fase de classificação.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, dia 30 de março, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo. A Raposa terá a oportunidade de fechar a série e seguir firme rumo ao bicampeonato.
O jogo
A partida começou a todo vapor. De um lado, o levantador William distribuía bem as jogadas para o oposto Wallace e o ponteiro Filipe soltarem o braço. Do outro, o atacante Lorena, bastante vaiado pela China Azul, não conseguia imprimir seu ritmo. A torcida celeste exercia uma pressão impressionante. O Cruzeiro, por sua vez, correspondia todo o apoio vindo das arquibancadas do ginásio do Riacho, com uma bela atuação.
Além da eficiência nos ataques, o Sada mostrava também competência no bloqueio e nos saques forçados. Sem dar chances ao adversário, os donos da casa fecharam o primeiro set em 25 a 20. A segunda etapa teve um início equilibrado. Mas, rapidamente, o Sada foi se distanciando no placar, graças a seu poderio ofensivo e os erros do oponente.
Para os atletas celestes não havia bola perdida. O ponteiro cubano Leal chegou a derrubar uma placa de publicidade do entorno da quadra para tentar impedir um ponto do time paulista. Um dos vários momentos de raça protagonizados pelo Cruzeiro ao longo da parcial.
O Sada não dava chances ao Sesi, que estava totalmente desnorteado em quadra. Sob os gritos de “o Leal vai te pegar”, emitidos pela torcida, o cubano investia em artilharia pesada nos saques, sendo decisivo em uma vitória tranquila dos azuis, por 25 a 14.
O terceiro set foi o mais emocionante. Diferentemente das parciais anteriores, os celestes não tiveram vida fácil. Contra um Sesi aguerrido e mais eficiente nos ataques e contra-ataques, o Cruzeiro precisou fazer uso de suas principais armas para garantir um triunfo heróico na parcial.
Com uma cortada potente de Leal, o Sada Cruzeiro fechou o set em 25 a 22, e concretizou a festa da China Azul.
(atualizada às 23h10)