Carregando data e hora...

Saúde capacita para programas diversificados

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu reunião com os profissionais da Atenção Básica na última terça-feira (27), no auditório da Semsa, e teve como objetivo repassar informações sobre diversos programas dos governos federal e estadual como Sisvan, o Cultivar, Nutrir e Educar e o Bolsa Família. 

Participaram da capacitação os enfermeiros do Programa de Saúde da Família em conjunto com um agente comunitário de saúde de cada unidade. A reunião foi coordenada pela nutricionista da Semsa, Celeste Natali, responsável pela alimentação dos sistemas Sisvan e Bolsa Família, em nível municipal. 

Segundo informações da Semsa, a finalidade da reunião era repassar aos profissionais a importância de acompanhar a população atendida nas unidades quanto a questão nutricional através do levantamento das medidas antropométricas (avaliação da composição corporal)*.

Na mesma data, os profissionais da Atenção Básica receberam informações sobre o início do trabalho de formação do Comitê Municipal de Enfrentamento a Violência e Promoção da Cultura e da Paz. A reunião foi conduzida pela representante da Superintendência Regional de Saúde, Maria Célia Riguedo.

Os programas

Sisvan – o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Esta informação irá fornecer uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.

Bolsa Família – o Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Cultivar, Nutrir e Educar – o programa tem como objetivo garantir o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária, contemplando o binômio Educação-Alimentação para os alunos das escolas públicas estaduais de educação básica, potencializando a alimentação escolar, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a educação alimentar e nutricional.

Abaixo vídeo que explica como ocorrem as medições antropométricas

http://www.youtube.com/watch?v=3BB1eGmRTuQ&feature=player_embedded