Entidade completa 20 anos com mais de 1,2 milhão de pessoas treinadas
O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) comemora 20 anos de criação com um grande evento nos dias 5 e 6 de junho, no Minascentro, em Belo Horizonte. No dia 5, a partir de 19:30, será entregue o Prêmio Destaques do SENAR MINAS. Criada em 2003, a premiação visa reconhecer e divulgar os benefícios de treinamentos e programas desenvolvidos nas comunidades e propriedades rurais. Serão premiados os melhores projetos, por Escritório Regional do SENAR MINAS, nas categorias Entidade Cooperada, Mobilizador e Instrutor.
No dia 6 de junho, haverá palestras sobre o trabalho do SENAR MINAS, o futuro da formação profissional rural, as oportunidades e desafios da qualificação profissional rural, a mobilização e o mercado de trabalho e a gestão de pessoas. Também serão homenageados os mobilizadores, instrutores e entidades cooperadas que atuam junto ao SENAR desde sua criação. Estão sendo esperadas 1,2 mil pessoas, entre dirigentes de entidades conveniadas ao SENAR MINAS, instrutores e mobilizadores, além de lideranças rurais e empresariais.
Motivos para comemorar não faltam. Em Minas, foram realizados nestes 20 anos 88.023 cursos, beneficiando 1,238 milhão de pessoas. “Procuramos atender aos anseios do mercado de trabalho”, ressalta o presidente do SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e do Conselho Administrativo do SENAR MINAS, Roberto Simões. Para acompanhar o desenvolvimento do campo, revela o superintendente, Antônio do Carmo Neves, a entidade caminha rumo à formação de profissionais com maior capacidade de gestão.
O SENAR foi instituído pela Constituição Federal de 1988, visando preencher a lacuna existente na área da capacitação profissional e promoção social no campo. Vinculado à CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), foi efetivamente criado em Minas em 7 de abril de 1993, integrando o SISTEMA FAEMG. Seus recursos vêm de contribuições do produtor e de empresas rurais. “O futuro da entidade é promissor, pois a educação é a chave-mestra do desenvolvimento de Minas e do Brasil”, salientam seus dirigentes.
Ações de destaques
Com cursos em cerca de 260 tipos de ocupações, o SENAR MINAS tem promovido mudanças importantes no meio rural. Multiplicam-se pelo Estado casos de pessoas que tiveram aumento de renda, incremento da produtividade, melhoria da qualidade de vida e novas oportunidades no mercado de trabalho. Para o agronegócio, esses resultados traduzem-se em aumento da produção, abertura de mercados e fixação do homem no campo. Para a sociedade em geral, isso significa mais alimento, com mais qualidade e a preços mais baixos.
Na Comunidade de Baixa Verde, em Dionísio, no Vale do Aço, a mudança de atitude dos moradores foi o principal resultado do Programa Negócio Certo Rural. Conforme relatado no projeto Administrar para Lucrar, vencedor da Regional Viçosa do Prêmio Destaques do SENAR MINAS 2013, com o Negócio Certo Rural eles compreenderam que novas técnicas de produção e manejo da terra e dos animais, controle rigoroso de gastos e uso racional dos recursos são parte de uma receita de sucesso para quem quer empreender no meio rural.
Após o Programa, alguns moradores da Comunidade montaram negócio próprio. Foi o caso de Anísia Aparecida Rosa Medeiros, que formou uma equipe de três pessoas para fornecer pães para Baixa Verde, Conceição de Minas e atingir outros nichos de mercado do Vale do Aço. Outros moradores passaram a adotar técnicas de gestão e produção mais eficientes em suas fazendas, como o produtor de leite João Cassiano, que percebeu a necessidade de controlar os gastos para ter sucesso na atividade.
Projeto Administrar para Lucrar
Regional: Viçosa
Município: Dionísio
Comunidade: Baixa Verde
Entidade Cooperada: Associação Comunitária dos Moradores de Baixa Verde
Mobilizadora: Vera Maria das Graças de Assis
Instrutor: José Heleno Húngaro
Outras informações:
Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS
Jornalista: Nathalie Arruda Guimarães
Telefones: (31) 3891-3138 / (31) 8626-2402