Carregando data e hora...

Servidores municipais inauguram trecho da José Mariano

Após 54 dias de obras, foi liberada hoje (13) a circulação de veículos na avenida Doutor José Mariano. Os trabalhos de restauração da base, sub-base e de distribuição de água e esgoto da via – inteiramente executados por servidores municipais – foram iniciados no dia 22 julho.

A importância da via e a necessidade da obra mexeram com a rotina da cidade, que readaptou o trânsito e modificou as rotas de comércio e circulação de pessoas. Buscando a melhor maneira de executar o serviço, a Prefeitura estudou o local e a complexidade dos reparos para que o projeto fosse gestado e executado sob orientação da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes).

O ato simbólico de inauguração da avenida, realizado pelos servidores Braz Roberto da Silva, da Sedru, e Paulo Batista, da Semob, – com a presença do prefeito Guto Malta, do vice-prefeito, José Luiz Ventura, de vereadores, secretários, servidores e populares – significou a recuperação da capacidade municipal de executar obras com pessoal das próprias secretarias.

O secretário municipal de Obras, Wagner Moura, relatou a felicidade particular de entregar uma obra dessa relevância e também destacou o papel fundamental dos servidores na realização do serviço.

“Esta obra tão sonhada pela população pontenovense saiu dentro do planejado. A cidade se encontra mais aliviada hoje porque era um trecho que estava muito ruim. Eu tinha certeza que os funcionários da Semob, da Sedru e das demais secretarias, dariam conta. Nunca duvidei disso”, endossou.

Para o prefeito Guto Malta, a inauguração foi um dia histórico pelo fato de a obra ter sido realizado com recursos próprios. Ele enalteceu o trabalho dos servidores como “um exemplo de garra e tenacidade”.

Para os comerciantes, a reabertura do trecho interditado vai permitir a reativação de suas atividades, além de diminuir os custos do município com manutenção. “Foi uma obra necessária e muito aguardada por anos. A recuperação vai ser muito benéfica porque não vamos mais precisar de constantes reparos”, relatou o comerciante José Antônio Rodrigues, que tem sua loja sediada na avenida há 17 anos.

Detalhes técnicos da obra

De acordo com as informações da secretaria, a perfuração, anteriormente prevista para 0,8 metros atingiu 2,20 metros de profundidade. Durante a prospecção, foi removido o solo baixa qualidade.

A reconstrução da base foi feita com outro tipo de solo previamente testado, cascalho, pedra de mão e manta geotextil. A sub-base, por sua vez, constituiu-se de um mistura de solo e cimento. O calçamento foi finalizado com paralelepípedos e a construção de canaletas para o escoamento pluvial.