Seu cão fica muito agitado quando vocês saem para passear? Ele se excita excessivamente apenas pelo fato de você falar a palavra mágica; “vamos passear??” ? Ele fica todo eufórico quando te vê trocando de roupa e pegando a coleira? E quando saem pela rua, ele pula, puxa, late de tanta “alegria”?
Se você respondeu SIM para a maioria das perguntas, não se desespere, grande parte dos donos passam por isso também.
Primeiramente vamos entender os motivos que levam o cão a agir dessa forma.
Todo bom cachorro adora passear é nato deles esse interesse pela rua, pois podem cheirar odores diferentes, explorar ambientes novos, observar outras criaturas, o passeio para um cachorro é repleto de informações e aprendizado. Juntando a vontade acumulada de sentir todo esse prazer com a ansiedade em sair logo de casa o seu cãozinho está prestes a explodir de tanta emoção.
Quando as caminhadas passam a fazer parte da rotina do animal esse comportamento tende a diminuir e desaparecer, porém, existem cães que mesmo saindo todos os dias ainda ficam ansiosos, essa situação é o que chamamos de comportamento aprendido, o cão simplesmente aprendeu que ele precisa ficar nesse estado emocional para ganhar a recompensa, que seria passear!
Tudo está ficando mais claro na sua cabeça certo?
Veja bem essa situação e avalie se por acaso é familiar: Você pega a coleira, seu cachorro te olha e levanta do sofá com as orelhas em pé e rabo abanando, você se aproxima para colocar a coleira nele, seu cão abana o rabo mais forte ainda, sai correndo e latindo pela casa, depois de alguns minutos, muitos minutos por sinal, você consegue com dificuldade, colocar a coleira nele, então, ambos vão em direção a porta, seu cão em êxtase de alegria, aos pulos e latidos é o primeiro a sair para a rua, como uma bala, ou melhor, como se ele fosse te levar para passear, o que não é mentira, convenhamos, e assim segue o passeio, cansativo e totalmente errado. Conclusão: seu cão foi recompensado com a diversão de sair para passear por estar eufórico e ansioso.
Identificou com o caso não é verdade???
Bom, então vamos às dicas?
1- Reserve um tempo maior para educar o seu cão.
2- Não faça o exercício correndo e sem paciência, a sua calma e tranquilidade ajudam nesse processo.
3- Verifique se a coleira que está usando para o seu cão é a indicada para o porte dele.
4- Prepare-se para sair com seu cão, faça todo o processo de costume, trocando de roupa, calçando tênis, fazendo o mesmo ritual de sempre.
5- Notando qualquer alteração no cão, não fale, não toque e não olhe para ele, simplesmente mude para outra atividade, por exemplo; vá fazer algo na cozinha, no quarto, ou ver TV.
6- Assim que o cão tranquilizar pegue a coleira novamente e ignore qualquer artimanha do cachorro. Mantenha a calma, e espere ele se acalmar também.
7- Eu sei que já se passaram alguns minutos, por isso lembre-se da etapa 1- Reserve um tempo para educar o seu cão, essa demora no início é normal. A cada dia de exercício esse tempo gasto ficará mais curto e o cão entenderá o que você quer.
8- Coloque com tranquilidade a coleira no cão e se nesse momento ele se agitar novamente, espere mais um pouco.
9- Pense que é um exercício de paciência para você mesmo.
10- Após colocar a coleira no cão vão em direção à porta e só abra quando o cão estiver se acomodado.
11- Saia com o cão e não permita que ele puxe a guia, inicie a caminhada com passadas mais rápidas.
12- Se mesmo assim o cão estiver puxando muito, pare, espere ele se acalmar e continue a caminhar.
13- Ao voltar para casa só abra a porta se o cão estiver calmo.
14- Procure não falar muito com ele durante o exercício, faça mais expressões corporais e faciais.
15- Repita esse procedimento todos os dias…. Siiiiiim todos os dias, dessa forma o seu cãozinho vai aprender e entender o exercício. Caso você execute esse treino hoje e volte a repeti-lo daqui 15 dias, o seu cão não conseguirá memorizar o aprendizado. Portanto esteja disposto a ensiná-lo.
Com as sequencias de repetições o seu cão tende a associar o comportamento calmo com a consequência de sair de casa para passear e passará a repetir mais esse desempenho.
Lembrando que a presença de um adestrador é fundamental para auxiliar em casos mais complicados.
Mais dicas de passeio acesse: