Carregando data e hora...

Tratamento de Glaucoma – CISAMAPI

O Consórcio Intermunicipal de Saúde/CISAMAPI oferece mais um serviço de saúde pública aos municípios consorciados. Trata-se do Programa Glaucoma, iniciado em julho deste ano. Por ser uma doença que afeta milhões de pessoas no Brasil e muitas delas na microrregião, o Consórcio aderiu à portaria de número 920, de 15 de dezembro de 2011, e iniciou o atendimento em Oftalmologia específico para Glaucoma, bem como a entrega de colírios, estes em 14 de agosto.

O Glaucoma é uma doença crônica, progressiva, que leva a perda de fibras do nervo ótico, responsáveis por enviar sinais visuais ao cérebro. Não tem cura, mas se não for tratado, leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira. É assintomática, só causando sintomas quando ocorre perda irreversível de grande parte das fibras nervosas.

Apesar de serem muitas as doenças que afetam o nervo óptico, a lesão causada pelo glaucoma tem um aspecto característico que permite ao médico detectar a sua existência.
O glaucoma só é detectado após um exame oftalmológico cuidadoso, no qual é, inclusive, medida a pressão intra-ocultar. Na maioria dos pacientes, o nervo óptico pode ser examinado de imediato, quando se realiza o exame de fundo de olho.

O objetivo do tratamento é a redução da pressão intra-ocular para um nível que não cause danos às fibras nervosas. A maioria das medicações para o glaucoma é administrada topicamente. A decisão sobre qual medicamento prescrever depende não só do tipo de glaucoma, mas também do histórico médico do paciente.

Texto produzido com informações de Eliane Lucimar Silva de Oliveira/Gerente CISAMAPI.

Clarissa Guimarães

Assessora de Comunicação da AMAPI

e-mail: jornalamapi@gmail.com

www.amapi-mg.org.br

(31) 3881.3408